segunda-feira, 5 de julho de 2021

Flavio Dino não cumpriu 11 promessas de campanha

O governador Flávio Dino (PSB) não cumpriu 11 das promessas feitas durante sua campanha eleitoral de 2018, quando se reelegeu ao cargo, o que representa uma porcentagem significativa.

De acordo com levantamento do G1, Dino passou, através de propaganda política, que realizaria 57 projetos de beneficio para sociedade. Porem, não atingiu sua meta em dois anos e meio de mandato.

No Direitos Humanos e Sociais, o governador prometeu e não cumpriu Regulamentar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que dispõe sobre a organização da Política de Assistência Social no estado; Ampliar as políticas públicas para os idosos, com a rede de Cras e com Centros de Referência, além de programas como o ‘Alonga Vida’ e similares.

Na economia, não cumpriu em Expandir o Programa Mais Empregos para estimular a inserção no mercado formal de trabalho, por meio de incentivos fiscais às empresas cadastradas, atendendo ao critério de paridade de acesso entre homens e mulheres; Implantar o Parque Tecnológico do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís, visando fomentar a economia com base no conhecimento científico, e contribuir para a ocupação e revitalização da área, a exemplo do Casarão Tech Renato Archer. Este modelo será replicado em outras cidades.

Flávio Dino prometeu na área da educação e cultura Instituir uma Rede Estadual de Ensino de Idiomas, com cursos gratuitos, em parceria com as instituições de ensino; garantir a presença de nutricionistas em todas as Unidades Regionais da Educação, com a finalidade de potencializar o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, orientar sobre os produtos da agricultura familiar a serem adquiridos pelas escolas, promovendo, dessa maneira, o avanço na qualidade da alimentação. Também nas UREs, além de pedagogos, haverá bibliotecários, psicólogos e assistentes sociais para coordenar o trabalho técnico respectivo em cada regional; Ampliar o Programa Cidadão do Mundo, mas nada disto foi efetivado.

Também, prometeu e mais uma vez não cumpriu aumentar a entrega de Cheque Minha Casa (habitação) mediante editais em todas as regiões do estado, ampliando o número de pessoas que receberão esse recurso para reformar as suas casas, além de outros programas habitacionais em parceria com o governo federal; Ampliar o Programa Estadual de Regularização Fundiária por meio da modernização da estrutura administrativa, responsável pela política de domínio e posse de terras, para dinamizar a emissão de títulos que assegurem o acesso à terra e à moradia.

Houve promessas para Infraestrutura e Saúde, a exemplo de Trabalhar na ampliação do saneamento básico no estado, em parceria com os municípios, através da expansão de sistemas de abastecimento de água e implantação de serviços de esgoto; implantar um novo Sistema Estadual de Marcação de Consultas, por meio da criação do Cartão Saúde Inteligente, facilitando a marcação de consultas e exames, e instituir o prontuário eletrônico que disponibilize todos os dados cadastrais e clínicos do paciente.