terça-feira, 14 de setembro de 2021

Prefeitura de Caxias realiza treinamento de enfermeiros que vão realizar testes rápidos nas UBSs 

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou treinamento prático com enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Arias e Antenor Viana, para orientar sobre a realização de testes rápidos para HIV, Hepatites B,C e  Sífilis. O treinamento tem por objetivo descentralizar a realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que eram feitos somente no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), levando este serviço para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Ana Carla, enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), destacou a importância da descentralização do serviço para as Unidades Básicas de Saúde. “O CTA/SAE, juntamente com a Atenção Primária, tem uma meta a cumprir que é a descentralização de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a partir desta descentralização nós já conseguimos fazer treinamento com mais de 60% das UBSs. O objetivo é sempre fazer esses treinamentos dentro das unidades, porque o CTA vai ficar também com a função de supervisão da qualidade e da organização desses testes dentro das unidades. Antes ficava centralizado, pois o CTA/SAE ficava responsável por todas as testagens, e hoje juntamente com a Atenção Primária nós descentralizamos. Isso facilita a demanda da população que vai fazer seu teste mais próximo da sua comunidade, e ficará centralizado somente o tratamento das doenças no CTA/SAE”, disse.


Para Werica Queiroz (foto), enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Povoado Chapada, o treinamento é importante para ampliar os serviços para a população. “Os testes rápidos estão sendo de grande importância para nós, porque antes eram centralizados e agora estão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O treinamento é uma forma de capacitação e conhecimento para nós enfermeiros atuarmos na nossa unidade”, frisou.

“É uma parceria entre a Atenção Primária e o CTA/SAE com o intuito de realizar treinamentos de educação contínua para os todos os profissionais, principalmente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. E isso é muito importante e valioso”, ressaltou a coordenadora de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Andreia Almeida.

Ascom/PMC