segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Bolsonaro quer autorização dos pais e receita médica para vacinar crianças 


TV Cultura

Em conversa com apoiadores e alguns veículos de imprensa neste domingo (19), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter pedido ao ministro Marcelo Queiroga que os pais e responsáveis de menores de 12 anos assinem um termo de responsabilidade para vacinar as crianças, além da exigência de receita médica.

“Trabalhamos ontem [sábado] o dia todo. Comecei às 3h30 da manhã, às 4h liguei para o Queiroga e dei uma diretriz para ele. Obviamente, é ele quem bate o martelo porque é o médico da equipe. Vai passar pela Saúde”, explicou.

O presidente passou o final de semana no litoral paulista e está hospedado no hotel de trânsito do Forte dos Andradas, localizado no Guarujá.

Além disso, voltou a falar sobre a exposição dos profissionais que aprovaram a vacinação contra a Covid-19 em crianças. Há três dias, ele pediu para que os nomes fosses divulgados, mesmo com as ameaças que receberam.

“A partir do momento que alguém faz um ato delitoso tem que se apresentar para ganhar medalha”, disse.

A Anvisa autorizou a aplicação do imunizante da Pfizer em crianças entre 5 e 11 anos na última quinta-feira (19). A resolução prevê que os pacientes recebam duas doses de 10 microgramas num intervalo de 21 dias.

Queiroga já afirmou que o governo deve tomar uma posição apenas em janeiro, pois de trata de um tema sensível.

Ao final, o presidente comparou a situação da vacinação em crianças com a autorização de remédios sem eficácia contra a Covid-19.

“Tiveram tanto cuidado com aqueles medicamentos [hidroxicloroquina e ivermectina] que quase todo mundo tomou, e eu tomei, mas e agora? Com a vacina você precisa ter cuidado especial, também. Que fique claro: não me chamem de antivacina porque compramos mais de 300 milhões de doses. Eu só digo que é voluntário”, afirmou.