segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Calendário das eleições 2022 confirma decisões em outubro com ou sem segundo turno 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já aprovou o calendário eleitoral para 2022. Pelas datas, os vencedores da corrida serão conhecidos no mês de outubro, mesmo havendo segundo turno.

No dia 2 de outubro, serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro, segundo o TSE. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de dezembro de 2022.

Já a partir de 1º de janeiro, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte dos gestores da administração pública. A exceção são casos de calamidade pública, estado de emergência e execução orçamentária do ano anterior.

A urna eletrônica estará mais moderna, rápida, segura e inclusiva. O modelo 2020 traz uma série de inovações, a exemplo da identificação do eleitorado. O processo ficará mais ágil e o trabalho dos mesários, mais facilitado, com a possibilidade de, futuramente, uma pessoa votar enquanto a seguinte já é identificada. Uma modernidade que desfaz ideias retrogradas de retorno da votação em papel.