terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bastidores da politica caxiense aparenta calma.


As sessões legislativas na Casa do Povo estão sendo realizadas em um clima de muita calma, sem grandes manifestações politicas, dá até para perceber que alguns parlamentares andam mais tranquilos, tanto da situação quanto da oposição, exceto quando se fala na sucessão estadual de 2014.

O clima é de tanta paz entre os edis, que na sessão legislativa de segunda-feira (07), o vereador, Manoel da Caçamba, movido pela energia  proporcionada por São Francisco das Chagas, santo da devoção religiosa do parlamentar governista, convidou o colega de parlamento, Catulé, a retornar aos braços de Humberto Coutinho. O franciscano pediu ao oposicionista que as arestas fossem aparadas, esquecesse tudo o que aconteceu, pois havia chegado o momento da reconciliação dos ex aliados.

Em decorrência do apelo, Catulé se manifestou e disse que o bom Manoel é um agregador, entende que a politica é assim mesmo, une e separa. - Estou como a lua, que encanta a todos, mas, não é de ninguém -  respondeu em tom poético o oposicionista.

É notório que o clima na Câmara Municipal, em especial nas ultimas sessões, é de muita paz e tranquilidade. Como já falei, não pode tocar no assunto sobre a disputa pelo Palácio dos Leões em 2014. Na sessão de ontem, o governista, Antonio Luis, revelou que além do curso de medicina,  tem bola de cristal, dom do discernimento  e é um adivinhão, em querer adivinhar que o secretário de Infraestrutura e pré candidato, Luis Fernando Silva não ganha as eleições para governador. Com ironia, o edil, Luis Carlos Ximenes, disse que não deveria ter eleição para governador no Maranhão,  pois o comunista está com a eleição já consumida.

Catulé também retrucou a atitude de Antonio Luis. Enfatizou que o governista conhece muito bem o pré candidato, Luis Fernando, pois o mesmo foi secretário de Fazenda no município em 1992, auditor e o melhor prefeito de São José Ribamar, eleito em 2004 e reeleito em 2008 com 95% dos votos validos.e está desenvolvendo um brilhante trabalho a frente da Secretaria de Infraestrutura do Estado.

Na mesma fala, fez uma indagação: Qual o prego em uma barra de sabão que esse Flávio Dino já deu aqui em Caxias? O líder do prefeito, Mário Assunção, que estava na tribuna não soube responder. 

Que essa calmaria permaneça no Legislativo, mesmo sabendo ser difícil  pois os ânimos as vezes  se exaltam. Estamos há menos de um ano de uma disputa eleitoral, e praticamente a campanha já começou em quase todos os rincões maranhenses. No parlamento caxiense, o inicio antecipado, foi um dos fatores primordiais da dissidência do grupo politico que apóia o comunista, que perdeu dois importantes aliados: os vereadores Catulé e Fabio Gentil.