quinta-feira, 31 de julho de 2014

Saúde do Idoso é tema de capacitação para profissionais da área de Saúde 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta quinta-feira (31), no Hotel Alecrim, a oficina sobre a linha de cuidados para com a pessoa idosa, com o seguinte tema: Desafio do Cuidado ao Idoso.

O evento teve como objetivo capacitar profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), orientação e tomadas de medidas utilizando meios da saúde preventiva no cuidado as pessoas idosas.

A oficina abordou questões de sensibilização para os profissionais que atendem essa população na prevenção, cuidados e aplicação de leis, bem como adoção de medidas multidisciplinares e humanizadas aos idosos. Durante o evento foram realizadas palestras e dinâmicas com os profissionais de saúde.

Dos temas mais relevantes discutidos foram: a Política Nacional da Pessoa Idosa, debatido pela chefe do Departamento de Atenção a Saúde do Adulto e Idoso/SES, Maria Teresa Pereira de Carvalho; e a Intersetorialidade e sua importância no cotidiano da Pessoa Idosa, ministrada pela técnica em Planejamento de Departamento de Atenção a Saúde do Adulto e Idosos/SES, Glória Maria Carvalho Dualibe.

O envelhecimento populacional é um fenômeno inexorável e irreversível, e diante do aumento da expectativa de vida, algumas demandas aumentam no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas idosas. Por isso a necessidade de orientar e capacitar à família, a sociedade e poder público quanto aos cuidados com a população idosa.

A apresentação de cuidados para com os idosos é de extrema importância, principal no domicílio, visto que o convívio familiar diminuir riscos de hospitalizações prolongadas e institucionalizações. Segundo a técnica da área do Idoso da SES, Glória Maria Carvalho Dualibe, “quando a comunidade e equipes de saúde estão preparadas para atender as peculiaridades dos idosos, estarão consequentemente proporcionando melhor de vida para o cuidado e para pessoa cuidada”.

“Medidas preventivas podem influenciar na manutenção da autonomia e independência da pessoa idosa. Manter a conservação da capacidade funcional do idoso proporcionando uma melhor qualidade de vida, é um dos temas que foram debatidos nos eventos", disse Michele Mello, participante da oficina e coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias.

fonte ASCOM