domingo, 31 de maio de 2015

Transito brasileiro é um dos mais violentos do mundo 

O trânsito brasileiro é um dos que mais mata em todo o mundo. Foi o que apontou um estudo feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. De acordo com o documento, são mais de 60 mil mortes todos os anos nas estradas e avenidas brasileiras.
Para se ter uma ideia do quanto esse número é preocupante, basta compará-lo ao de mortes por homicídio. No Brasil, de acordo com o Mapa da Violência, aproximadamente 50 mil pessoas são assassinadas todos os anos. Ou seja, no país, morre-se mais por causa de acidentes de trânsito do que por homicídio.
Maioria das mortes nos acidentes poderiam ser evitadas.
Os dados do Observatório também mostram que a maioria dessas mortes no trânsito poderia ser evitada. Isso porque a imprudência dos motoristas é responsável por mais de 90% dos acidentes.
O acidente que matou duas universitárias na sexta-feira (29) na avenida Senador Alexandre Costa foi um dos mais violentos que ocorreu em Caxias nos últimos anos. A violência da colisão do veiculo com o muro foi tão forte que o carro ficou em chamas e por muito pouco as duas vitimas não morreram carbonizadas. 
Diz um especialista em trânsito que a vida e os sonhos de muitas vítimas poderiam ser mantidos caso o cuidado e prudência fossem um hábito daqueles que compõem o trânsito. “O problema é que muitos motoristas têm vícios no dirigir, por exemplo, muitos não usam o cinto de segurança, ao realizarem uma manobra eles não sinalizam com a seta com antecedência. Outro problema também é aquele pessoal que vai passando no vermelho, que vai passando devagar e vai avançando. São falhas que podem resultar em mortes”, opina.