terça-feira, 21 de agosto de 2018

Folha de São Paulo: Roseana Sarney representa "o velho de novo" no Maranhão


Editorial do jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (21), trouxe um dado interessante sobre as eleições desse ano: apesar do desastre econômico e dos inúmeros escândalos de corrupção, que ensejaram o desejo de renovação na política brasileira, o cenário eleitoral mostra que ainda há “grande resistência dos nichos tradicionais de poder”.
A Folha aponta que no Maranhão a representação mor da insistência da velha política se manter viva, figura na candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que busca um quinto mandato como governadora. Além disso, o clã político liderado pelo pai de Roseana, José Sarney, exerceu esmagadora influência política no Maranhão por quase 50 anos.
A Folha de São Paulo avalia que, “dado o nível precário de informação do eleitorado, as apostas tendem a se concentrar em figuras conhecidas”, como os candidatos do grupo Sarney.
Clã Sarney desgastado
Mas ainda que Roseana e seu grupo persistam na luta para retomar o poder, a oligarquia Sarney dá fortes sinais de desgaste. Prova disso são os pífios eventos que Roseana vem conduzindo logo no início da campanha e os resultados desfavoráveis nas pesquisas de intenções de votos.
Só para se ter uma ideia, na última projeção divulgada pelo Instituto DataIlha, Roseana aparece com apenas 32,93% das intenções de votos, enquanto seu adversário, Flávio Dino, tem quase o dobro de votos e venceria as eleições no primeiro turno com 61,76%.