sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Meninas trocam de lugar com vereadores em Caxias 


No fim da tarde dessa quinta-feira (8), 19 meninas da Escola Guiomar Assunção sentaram nas cadeiras da Câmara Municipal para simular uma sessão legislativa. A ação, chamada #MeninasOcupam, é fruto de um projeto que leva meninas a ocupar espaços de liderança por um dia.

Alusivo ao dia 11 de outubro, Dia Internacional da Menina, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Câmara, Plan Internacional, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e conselhos municipais dos Direitos da Mulher e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Estudantes, professores e a direção da Escola Guiomar Assunção marcaram presença na Galeria. No Plenário, dentre os convidados presentes, esteve a secretária municipal de Saúde, Socorro Mello. Representando o legislativo, os vereadores Darlan e Mário Assunção.
O vereador Darlan elogiou o projeto. “Um projeto brilhante. As crianças estão demonstrando o futuro do país. Que elas possam desenvolver em suas vidas grandes talentos”, desejou o parlamentar.

Segundo o vereador Mário Assunção, é importante cada vez mais aproximar a Câmara do povo. “Somente assim, com ações como essa, é que vamos construir a cidade que a gente quer”, afirmou.

“É uma forma que encontramos de cada vez mais valorizar a mulher, ocupando cargos tão importantes para a sociedade caxiense. Mostrar para mulheres e meninas que é possível a mulher ocupar um espaço na sociedade, especialmente no Poder Público”, disse a secretária de Educação, Ana Célia.

“Pela primeira vez em Caxias meninas ocupam a Câmara Municipal. Estamos ocupando o espaço merecido que nós temos, pois sabemos que mais de 53% da população eleitoral é feminina. Agradeço ao presidente Catulé e aos demais vereadores pelo apoio”, destacou a secretária da Mulher e ex-vereadora, Taniery Cantalice.

Para a estudante Geovana Almeida, de 14 anos, que ocupou a presidência da Casa, “é uma iniciativa muito importante, ocupar lugares que por algum tempo foram de homens. Que ocorra mais vezes, para que mais meninas tenham também essa oportunidade”.

ASCOM/CMC