quarta-feira, 26 de junho de 2019

Vereadores lamentam a morte do ex-vereador João Afonso Barata 


O ex-vereador e ex-deputado João Afonso Barata Lopes Bastos faleceu, aos 91 anos, no último dia 19, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, em Caxias. O saudoso político foi lembrado pelos vereadores Ramos (SD), Catulé (PRB), Thais Coutinho (PSB) e Sargento Moisés (PSD) na sessão de segunda-feira (24).

Na tribuna, Ramos leu uma breve biografia de João Afonso Barata e lamentou a ausência dos colegas de parlamento na passagem do corpo pela Câmara Municipal. “Eu sei que foi véspera de um feriadão, muitos já estavam com viagens programadas, mas de qualquer forma fiquei triste”, explicou.

O presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), esclareceu que foi comunicado sobre o falecimento através do vereador Ximenes (PR), que também não estava na cidade. “95% dos vereadores estavam gozando o feriado, e a morte ninguém diz a hora que vai acontecer, mas providenciamos para que tudo fosse dentro da normalidade. Até nos honra da família ter escolhido essa Casa para ele ser velado. Foi um excelente vereador e deixou um legado importante, e eu cobrava nessa Casa e dizia para o sobrinho dele que se ele fizesse 40% ou 20% do que fez o Barata, ele poderia se considerar um dos melhores parlamentares que passou nessa Casa”, frisou.

Thais Coutinho disse que foi no velório e informou à família enlutada que iria viajar. Na oportunidade, a vereadora lembrou a boa relação que sempre teve com o filho de criação de João Afonso Barata, o ex-vereador Léo Barata.

Assim como Thais, Sargento Moisés compareceu ao velório e justificou à família enlutada sobre a sua ausência no velório na Câmara. Na oportunidade, o vereador comentou sobre a defesa que fez dos colegas de parlamento nas redes sociais, reforçando o discurso de Catulé.

Ascom/CMC