sexta-feira, 22 de julho de 2022

Câmara Municipal de Caxias realiza Ciclo de Palestras de Férias

Com a palestra “Empreendedorismo – Desafios e oportunidades”, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) encerrou, nesta quinta-feira (21), o Ciclo de Palestra de Férias que o legislativo promoveu para a comunidade caxiense no período de recesso do trabalho parlamentar da Casa. O foco das palestras teve por objetivo despertar nos interessados que compareceram ao auditório Vereador Marcelo Tadeu de Assunção o interesse por temas que são comuns no meio administrativo, mas que ainda são desconhecidos para a maioria das pessoas que estão ou pretendem entrar no mercado de trabalho, bem como tenham interesse de partir para o empreendedorismo, ou seja, criar o seu próprio negócio para levar a vida.

O ciclo de palestras foi ministrado pelo professor e administrador José Ivan Fernandes, e foi iniciado na quarta-feira (20). Com palestras com duração, em média, de 1h30, o professor recebeu interessados da comunidade que lá foram aprimorar seus conhecimentos com o tema “Desafios da Empregabilidade”, através do qual souberam que existem vários fatores que afetam a empregabilidade no mercado de trabalho, sendo os mais importantes a falta de conhecimento, o baixo nível de educação, o desconhecimento a respeito do processo de globalização, além do fato que as empresas, as indústrias, hoje funcionam em modo automatizado.

Ivan Fernandes esclareceu para os alunos que a empregabilidade, entendida como um conjunto de competências desenvolvidas pelo indivíduo, jamais pode ser retirada dele, e que as bases da empregabilidade que garantem sua estruturação dizem respeito a três fatores: competência, conhecimento e rede de relacionamentos.

Por fim, nesta quinta-feira, o assunto foi “Empreendedorismo – Desafios e oportunidades”, através do qual o professor e administrador demonstrou passo a passo sub-temas como carga tributária, falta de estímulo ao crédito, concorrência alta, a burocracia que cerca as empresas, a escolha do ramo comercial para empreender e como o futuro empresário pretende fazer a sua gestão empresarial.

Para superar tantos entraves, segundo ele, quem estiver disposto a enfrentar o desafio tem que saber explorar as disponibilidades de comércio da região, assim como procurar identificar os nichos naturais de mercado, via de regra pautados em aspectos culturais, de crença, de costumes, além, claro, das inovações tecnológicas que a toda hora estão surgindo e passam a ser de amplo conhecimento através dos meios de comunicação.

Mais

O Ciclo de Palestras de Férias da Câmara Municipal de Caxias foi idealizado pelo vereador Teódulo Aragão, presidente do legislativo caxiense, no intuito de abrir espaço na casa para a comunidade poder aprimorar seus conhecimentos. Para o vereador, o poder legislativo não deve, nos dias de hoje, ficar circunspecto somente ao que estabelece a Lei Orgânica do Município de Caxias e o Regimento Interno do poder, mas ser um espaço aberto também para, além das demandas que costuma reivindicar, a comunidade possa receber serviços públicos, orientações e conhecimentos capazes de melhorar a vida de todos.(Ascom/CMC)