quinta-feira, 6 de julho de 2023

Digitador do marido da presidente da Assembleia Legislativa do MA preso pela PF já está em Pedrinhas; veja as fotos 

Neto Ferreira

Preso pela Polícia Federal na operação Fator Comum, Antônio Farias Carvalho, de 41 anos, o digitador da gestão de Hérlon Costa (PSC), em Belágua, já está custodiado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. As imagens foram publicadas pelo site do Luís Pablo.

Ele é acusado de ser o operador do esquema criminoso que inseria dados nos sistemas do SUS para recebimento indevido de recursos públicos.

Carvalho ficou conhecido como digitador após o prefeito de Belágua dizer em entrevista ao Fantástico que as informações falsas cadastradas no sistema da Saúde era culpa dele.

“O digitador. É um digitador, é control C e control V. Rapaz ele fez o levantamento errado”, disse o marido da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Segundo Hérlon Costa, o funcionário público que teria errado o cáculo e inserido dados de mais de 50 mil procedimentos de reabilitação do pós-Covid feitos com apenas um fisioterapeuta.

Belágua, município com 7.528 habitantes teria 50 mil atendimentos pós-Covid. A cidade, que registrou 446 casos da doença, recebeu R$ 1.105.062,12 milhão para tratamento de reabilitação de pacientes, valor maior que o repasse feito à maioria dos Estados brasileiros, de acordo com os dados SIA/SUS. 

Após essas informações virem à tona, a PF deflagrou a operação na manhã de quarta-feira (5) para cumprir mandados de prisão e buscas e apreensão na cidade Belágua, Vargem Grande e São Luís.

As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz federal Pedro Alves Dimas Júnior, substituto da 2ª Vara Criminal de São Luís.