terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Maranhão tem mais de meio milhão de pessoas vivendo em favelas 

O Maranhão possui mais de meio milhão de pessoas vivendo em favelas e comunidades urbanas com infraestrutura limitada, segundo dados do Censo Demográfico divulgados pelo IBGE. O levantamento identificou 198 favelas em 14 municípios maranhenses, reunindo 503.753 moradores em áreas marcadas por insegurança da posse, pouca arborização, vias precárias e falta de acessibilidade.

No estado, 96,9% das calçadas apresentam algum tipo de obstáculo e apenas 2,1% das vias possuem rampas para cadeirantes, um dos menores índices do país.

A pavimentação cobre 78,8% das ruas dessas áreas, enquanto o acesso ao transporte público permanece reduzido, alcançando somente 5,6% dos moradores.

Predominância na capital

A capital do estado São Luís concentra a maior parte dessa população, com 100 favelas e mais de 358 mil moradores, 71,2% do total no Maranhão. Segundo os dados, apenas 30,1% das moradias estão em ruas com sistema de drenagem adequado, e apenas 1,9% das vias têm rampas de acessibilidade.

Fonte Blog do Daniel Matos

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

PIB do Maranhão cresce 3,2% e já é o segundo do Nordeste, diz secretário 

A evolução e o crescimento do Maranhão nas áreas da economia e gestão no governo de Carlos Brandão foram destacados pelo secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante desta segunda-feira (8). “Estamos avançando cada vez mais, fortalecendo a gestão pública, otimizando nossos recursos e buscando parcerias”, afirmou.

O significativo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, acima da média nacional, foi um dos pontos observados pelo secretário. “O PIB do Maranhão cresceu 3,2%. O do Brasil cresceu 2,9%. É o segundo estado do Nordeste, perdendo só para a Bahia. Isso demonstra que o Estado está forte”, detalhou.

Vinícius Ferro também ressaltou os números positivos alcançados nas áreas da exportação e da geração de emprego, com o Maranhão batendo recorde todos os meses no número de carteiras assinadas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na entrevista à jornalista Carla Lima, o secretário também assinalou que já é possível sentir as mudanças em alguns setores e que, com esse cenário de números positivos, o governador Carlos Brandão lidera processo de transformação da economia do Estado e, consequentemente, da vida dos maranhenses. Ele destacou como exemplo a elevação da renda per capita do maranhense.

“Nós últimos dois anos, conseguimos tirar mais de um milhão de pessoas da extrema pobreza. Isso significa que tiramos um milhão de maranhenses que tinham renda per capita de R$ 218,00. E conseguimos isso com vários programas sociais e investimentos”, observou ressaltando a ação de programas como o Maranhão Livre da Fome.

 Procissão une fiéis em homenagem à Nossa Senhora da Conceição 

Nesta tarde de segunda-feira, dia 8 de dezembro, centenas de fiéis foram prestar suas homenagens à Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta data que celebra a padroeira da cidade de Caxias.

"Viva Nossa Senhora da Conceição! Viva a padroeira de Caxias”, entoavam os religiosos em frente a igreja da Matriz. Assim, às 17h30 em ponto, deu-se início a procissão pelas ruas do centro, acompanhada da Banda de Musica e de um carro de som com canções religiosas.

Após a procissão aconteceu a celebração da missa campal solene presidida pelo padre Sérgio. A cerimônia faz parte do encerramento dos festejos em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.



 Equatorial conquista 3º lugar no ranking de inovação do setor elétrico e reforça estratégia digital

Reconhecimento no TOP 100 Open Corps 2025 reforça a estratégia de inovação, digitalização e eficiência que vem transformando o Grupo

O Grupo Equatorial foi reconhecido como uma das líderes nacionais em inovação aberta ao conquistar o 3º lugar na categoria TOP 10 Energia Elétrica e Renováveis e a 29ª posição no ranking geral do TOP 100 Open Corps 2025, um dos principais levantamentos de inovação da América Latina. A premiação foi entregue em cerimônia realizada na última semana, no Rio de Janeiro.

O resultado reflete a consolidação de uma agenda estratégica que prioriza inovação, eficiência operacional e transformação digital. Nos últimos anos, a Equatorial estruturou um portfólio robusto com mais de 40 projetos ativos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética, totalizando R$ 187 milhões em investimentos acumulados desde 2018. Grande parte dessas iniciativas é desenvolvida em parceria com universidades, startups, centros de pesquisa e laboratórios tecnológicos, fortalecendo o posicionamento do Grupo como referência nacional em modernização do setor elétrico.

Segundo Mauricio Velloso, Diretor Corporativo de Clientes, Inovação e Serviços do Grupo Equatorial, o reconhecimento reforça a evolução contínua da companhia nessa agenda.

“Estar entre as empresas mais inovadoras do país no TOP 100 Open Corps mostra a consistência do nosso trabalho e o impacto das soluções que temos desenvolvido. Investimos em iniciativas que unem tecnologia, sustentabilidade e foco no cliente, sempre ao lado de universidades, startups e centros de pesquisa. Esse resultado é fruto da dedicação das equipes e da consolidação de uma cultura voltada à inovação. Seguiremos avançando para ampliar a digitalização, elevar a eficiência e contribuir para uma transição energética cada vez mais sustentável”.

Projetos que impulsionaram o reconhecimento 

Entre as iniciativas que contribuíram diretamente para o destaque da Equatorial no ranking, estão:

Sinapse — projeto focado em gestão de ativos, estuda o uso de drones e robôs nas atividades de inspeção, além de aplicar IA para previsão de falhas na rede elétrica.;

VITTA — sistema de atendimento digital com avatar inteligente e recursos avançados de IA generativa, que expande a jornada do cliente ao agregar mais acessibilidade eficiência, agilidade e personalização;

Equatorial ONE — além de entregar a primeira solução do setor elétrico a atuar via WhatsApp, desde 2019, vem transformando a forma como milhões de consumidores interagem com a distribuidora.

Essas soluções têm suporte estratégico do EQT Lab, Instituto de Ciência e Tecnologia da Equatorial, que conduz estudos, validações e protótipos em áreas como IA, IoT, blockchain, mobilidade elétrica e engenharia aplicada. O laboratório também lidera programas internos, como Agentes da Inovação, que disseminam a cultura inovadora entre os colaboradores.

Reconhecimento

O TOP 100 Open Corps mensura interações reais entre empresas e startups e, somente em 2025, contabilizou mais de 54 mil conexões, reforçando sua relevância para o ecossistema de inovação no país.

Com mais esse reconhecimento, o Grupo Equatorial Energia reafirma seu compromisso em desenvolver soluções tecnológicas, sustentáveis e centradas no cliente, fortalecendo sua contribuição para a transição energética no Brasil.

Assessoria de Comunicação do Grupo Equatorial

Candidatura de Flavio Bolsonaro foi ignorada por quem de fato dá as cartas no PL no Maranhão 

Josimar de Maranhãozinho ignorou o lançamento de Flavio
Bolsonaro 

Apoiada no Maranhão por membros da extrema direita com pouco peso político e eleitoral, como o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), a vereadora de Flávia Berthier (PL) e o presidente na legenda na Capital, Felipe Arnon, a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro não recebem bênção de quem de fato tem cacife para falar em nome do PL no Maranhão: o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que preside o partido no estado.

Quem conhece os altos e baixos que marcaram a relação de Josimar de Maranhãozinho com o ex-presidente Jair Bolsonaro suspeita que parlamentar maranhense tende a não mover uma palha pelo filho 01. Josimar de Maranhãozinho encarou uma disputa de vida ou morte partidária com Jair Bolsonaro, que exigiu do presidente nacional do partido, Waldemar Costa Neto, que o destituísse do comando estadual do partido e o entregasse a um aliado seu, que no caso seria o ex-senador Roberto Rocha. Não deu certo.

Numa nova investida, Jair Bolsonaro levou a melhor, conseguindo destituir a deputada Detinha, a mais votada do estado em 2022, do comando do PL Mulher no Maranhão, entregando o posto para a inexpressiva vereadora Flávia Berthier, alargando e aprofundando ainda mais o fosso que os separava.

Josimar de Maranhãozinho, Detinha, Pastor Gil e Júnior Lourenço ignoraram solenemente o anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, e a menos que haja uma reviravolta imprevista, vão continuar em silêncio, aguardando o desenrolar dos fatos.

Coluna Repórter Tempo 

domingo, 7 de dezembro de 2025

Comida na mesa transformando vidas

Por Carlos Brandão 

Esta semana inauguramos mais dois Restaurantes Populares. E, muitas vezes, quem não acessa esse equipamento não consegue dimensionar seu efeito. Há poucos dias, voltando de uma agenda externa, resolvi parar em um desses restaurantes e, muito mais do que almoçar, sentei para ouvir histórias. Em determinado momento, fiquei ao lado de um senhor em situação de rua e pude sentir, bem de perto, o quanto essa política que implantamos é importante e está mudando vidas.

Sim, existe uma mudança silenciosa, mas poderosa, acontecendo no Maranhão. Ela não aparece apenas nos números – embora eles impressionem – aparece principalmente na mesa das famílias, no alívio de quem volta a ter comida garantida no prato, no sorriso de quem recuperou dignidade. Nos últimos anos, retiramos um milhão de maranhenses da linha da pobreza. Um feito histórico que começa, acima de tudo, no reconhecimento de um direito básico: ninguém pode lutar pela vida com fome.

Mas essa transformação não nasceu por acaso. Ela é fruto de uma decisão política clara: enfrentar a pobreza onde ela realmente acontece – na casa das pessoas, na cozinha apertada, no bairro esquecido, na roça distante. Foi dessa consciência – a de que fome não espera e não perdoa – que transformamos um projeto na maior rede de segurança alimentar de toda a América Latina. São 206 Restaurantes Populares abrindo suas portas cedo e servindo comida de verdade, feita com cuidado, com cardápio assinado por nutricionistas. E tudo isso por um valor que cabe no bolso: R$ 0,50 no café da manhã e R$ 1,00 no almoço ou jantar. É por isso que, todo dia, quase 200 mil refeições chegam à mesa de quem mais precisa. É prato cheio, é dignidade, é a garantia de que nenhuma pessoa no Maranhão tenha que viver aquele dilema cruel de escolher entre fazer uma refeição ou pagar uma conta.

E o impacto é real. No ano passado, foram mais de 43 milhões de refeições servidas, reforçando a presença de um Estado que enxerga o povo e se importa com ele. Esta política, somada a tantas outras, fez o nosso índice de insegurança alimentar grave cair de 8,1% para 5%, segundo o Mapa de Combate à Fome, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. É o Maranhão dando exemplo ao Nordeste e ao Brasil.

Mas decidimos ir além. Ao perceber que ainda havia milhares de famílias vivendo em extrema vulnerabilidade – mesmo recebendo o Bolsa Família – lançamos o programa Maranhão Livre da Fome. É uma política robusta, completa, construída com dados e ouvindo as comunidades. O programa, inicialmente, garantia R$ 200 mensais exclusivamente para a compra de alimentos a famílias com crianças de 0 a 6 anos. Há mais R$ 50 extras por filho. Agora, estamos ampliando o valor do cartão para R$ 300, além de acréscimo de R$ 100 por membro da família que seja pessoa com deficiência. Ainda haverá uma parcela única de R$ 200 para quem comprovar conclusão de curso de qualificação profissional. Além disso, todos poderão comprar medicamentos também. Ao todo, 95 mil famílias estão sendo beneficiadas, impactando a vida de aproximadamente 450 mil maranhenses – gente que já viveu o drama da fome e que agora passa a ter segurança de verdade.

O programa inclui ainda qualificação profissional, assistência à saúde, entrega de kits de trabalho e incentivo ao emprego e ao empreendedorismo. É porta aberta, é oportunidade, é autonomia. É tirar a pessoa da pobreza hoje e impedir que ela volte amanhã. Tudo isso se soma a políticas como o Banco de Alimentos, a redução de impostos sobre a cesta básica, o Mais Renda e o Minha Renda, que ajudam a reconstruir trajetórias e movimentar a economia local. Cada ação empurra o Maranhão para cima; mas, principalmente, leva o cidadão junto.

O efeito é visível, concreto, humano. Na fila de um Restaurante Popular, a dona Elizabeth fala com brilho nos olhos sobre como economiza e come bem. A cuidadora Maria Eulina diz que agora sabe que ninguém será deixado para trás. São vozes que confirmam: quando o governo faz sua parte, a vida do povo muda de verdade.

O Maranhão de hoje é um estado que encara os seus desafios, que combate a fome com coragem e planejamento, que constrói uma rede de proteção social que abraça e cuida. É um governo que não governa de longe: governa de perto, ao lado das pessoas, olhando nos olhos de quem mais enfrenta dificuldades.

E é assim, passo a passo, ação por ação, que o Maranhão está virando uma página histórica. Quando o povo é respeitado, a pobreza diminui. Hoje, mais do que nunca, o futuro do Maranhão caminha ao lado de quem mais precisa.

 Datafolha: Lula e Bolsonaro lideram em rejeição 

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 6, mostra que o presidente Lula (PT) tem 44% de rejeição entre o eleitorado.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente preso e inelegível, aparece com índice similar de desaprovação, com 45%.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), indicado pelo pai para concorrer ao Planalto, tem rejeição de 38%. Seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, apresentam índices de 37% e 35%, respectivamente.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios do país, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os governadores cotados para a disputa presidencial registram índices menores de rejeição.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem rejeição de 20%, Ratinho Jr. (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG) de 21%, e Ronaldo Caiado (União-GO) de 18%.

Após a indicação de Flávio, Caiado afirmou que Jair Bolsonaro “tem o direito de buscar viabilizar a candidatura do senador”.

Zema comentou:

Quando anunciei minha pré-candidatura ao presidente Bolsonaro ele foi claro: múltiplas candidaturas no primeiro turno ajudam a somar forças no segundo. Então, faz todo sentido o Flávio apresentar seu nome à Presidência. É justo e democrático.”

Lula lidera as intenções de voto em todos os cenários testados pelo Datafolha.

Em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro, o presidente reuniria 51% dos votos contra 36% do senador.

Os demais membros da família Bolsonaro têm desempenho semelhante, enquanto os governadores apresentam desempenho superior, mas ainda assim perderiam para o petista.

Em um confronto direto com Tarcísio de Freitas, Lula teria 47% contra 42%. Contra Ratinho Jr., os percentuais estariam dentro da margem de erro, apontando empate técnico. A pesquisa não testou Zema e Caiado em cenários de segundo turno.

Apesar da rejeição elevada, Lula mantém ampla vantagem sobre os adversários. A diferença de intenções de voto para Flávio Bolsonaro chega a 15 pontos percentuais.

O Antagonista

Maranhão forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança Pública 

O governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau, marcando o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP).

A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim.

“Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.

Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação. Cerca de 1.600 foram convocados na gestão atual.

Carlos Brandão ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.

“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.

Também foi entregue a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400. O governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores, estrutura operacional da nosso sistema, com novas viaturas, 150 computadores, mais de 400 coletes, 12 drones, granadas, munições, tecnologia para computadores, equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Carlos Brandão é um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.

Veja em quais cidades Orleans e Braide lideram de acordo com dados da pesquisa do Instituto Completa 

Blog do Diego Emir

A disputa pelo Governo do Maranhão ganhou novos contornos após a divulgação da pesquisa do Instituto Completa, realizada entre os dias 22 e 28 de novembro, com 1.297 entrevistas e margem de erro de 3 pontos percentuais. O levantamento detalha, município por município, onde cada pré-candidato aparece na frente — e revela um cenário de polarização entre Eduardo Braide e Orleans Brandão, enquanto Lahesio Bonfim e Felipe Camarão mostram forças pontuais em regiões específicas.

Onde Braide lidera

O prefeito de São Luís aparece na frente em 18 cidades, com domínio absoluto na Grande Ilha. Na capital, Braide atinge 81,2%, mantendo também vantagem expressiva em São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Além disso, lidera em municípios estratégicos como Barreirinhas, Rosário, Arari, Axxixá, Alto Alegre do Pindaré e Miranda do Norte.

A força concentrada nos maiores centros urbanos reforça seu peso na disputa.

Onde Orleans Brandão lidera

Por outro lado, Orleans Brandão se destaca no interior, liderando em 17 municípios distribuídos por importantes regiões políticas. Seu maior percentual aparece em Mirador (63,6%), seguido de Cajari (60%), São Mateus (47,6%), Coroatá (46,7%) e Tuntum (44,4%).

Ele também lidera em cidades de peso eleitoral como Imperatriz, Açailândia, Bacabal e Timon, demonstrando um crescimento capilarizado no Médio Mearim, Tocantina, Cocais e Centro Maranhense.

Onde Lahesio Bonfim lidera

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes aparece na frente em oito cidades, com destaque para Balsas, sua principal base eleitoral, onde atinge 61,9% — seu melhor desempenho no estado.

Lahesio também lidera em municípios como Arame, Pirapemas, Santa Inês, Zé Doca e Viana, concentrando sua força no sul, centro e parte do norte do Maranhão.

Embora tenha presença regional significativa, sua liderança é menos espalhada que a de Braide e Orleans.

Onde Felipe Camarão lidera

Já Felipe Camarão registra liderança em apenas três cidades:

  • Codó, onde alcança 38%, seu melhor resultado;
  • Santa Helena;
  • e um terceiro município listado na pesquisa.

Apesar de ser um nome conhecido na política estadual, Camarão ainda não atinge o mesmo patamar de competitividade territorial dos demais pré-candidatos.

Retrato do cenário estadual

Os dados do Instituto Completa revelam uma disputa marcada por dupla polarização territorial:

  • Braide domina a região metropolitana, o maior colégio eleitoral;
  • Orleans cresce de forma consistente no interior, avançando especialmente em cidades médias e polos regionais.

Lahesio mantém força regional, enquanto Camarão, embora competitivo em alguns pontos, segue distante dos dois primeiros colocados no conjunto estadual.

Com cada candidato liderando em blocos geograficamente distintos, a pesquisa mostra uma corrida aberta e estratégica, onde a combinação entre áreas urbanas e interioranas será decisiva para definir o rumo da eleição.

sábado, 6 de dezembro de 2025

 Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale 

O deputado estadual Adelmo Soares (foto), em entrevista ao programa Ponto Continuando, na Rádio 92,3 FM, reafirmou seu posicionamento político e apresentou declarações firmes sobre o cenário sucessório no Maranhão.

Logo no início da conversa, o parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado:

Não há dúvida que o candidato é Orleans Brandão. A vaga é do Orleans Brandão. Ninguém vai recuar, o governo não vai recuar… não tem ninguém que possa fazer o governo recuar.”

A afirmação reforça a confiança e a consolidação interna da base governista, afastando quaisquer especulações sobre mudanças na composição majoritária.

Durante a entrevista, Adelmo também fez questão de destacar o papel da deputada Iracema Vale, ressaltando seu preparo, sua força política e sua postura de cooperação dentro do grupo.

Temos a Iracema Vale, uma mulher preparadíssima, muito querida no cenário político. Enquanto ela agrega, chama, ajuda, participa, defende… Braide faz exatamente o contrário.”

Ao evidenciar a diferença de postura entre Iracema e o prefeito Eduardo Braide, o deputado reforçou o papel positivo desempenhado por ela na articulação estadual.

Adelmo Soares ainda classificou Iracema Vale como uma liderança versátil e estratégica, capaz de assumir qualquer função definida pelo grupo político ou pelo governo:

Iracema está preparada. É um trunfo para qualquer posição. Está pronta para jogar em qualquer posição que o governo ou que o grupo político decidir.”

A participação do deputado no Ponto Continuando transmitiu um recado claro de unidade e coerência dentro da base governista. Ao defender de forma firme a candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado e ressaltar a importância de Iracema Vale no cenário político, Adelmo Soares reafirmou seu compromisso com a continuidade do projeto político que representa.

A fala reforça sua presença ativa nos debates estaduais e sua influência na definição dos rumos políticos do Maranhão.

Blog do Glaucio Ericeira

 Programa "São João do Sóter em Debate"

O líder político e ex-prefeito de São João do Sóter, Clodomir Rocha, comunica aos webstelespectadores e internautas que neste domingo (7) o Programa São João do Sóter em Debate estará de volta no Canal do YouTube Clodomir Rocha.

Durante o programa apresentado pelo líder político Clodomir Rocha os internautas podem participar interagindo, com sugestões e denuncias.

"Nesse domingo a partir das 9h da manhã o programa São João do Sóter vai voltar com força total", disse Clodomir Rocha em mensagem enviada ao editor deste blog.

Comissão aprova medidas para inclusão de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho 

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1566/25, que prevê medidas para inclusão e permanência de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho.

O texto busca combater a discriminação contra essas trabalhadoras, qualificá-las profissionalmente e priorizar boas práticas na promoção de empregos. Os serviços nacionais de aprendizagem deverão ter programas específicos para elas.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a aprovação do texto, o que foi seguido pela comissão. “Esta proposta é necessária para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo, alinhado à nova realidade demográfica”, afirmou ela.

“Ainda persistem graves obstáculos, como etarismo, desigualdade salarial em relação aos homens e falta de oportunidades adequadas à experiência dessas profissionais”, disse a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), autora da proposta.

O texto aprovado altera as leis do Programa Emprega + Mulheres; do Sistema Nacional de Emprego (Sine); e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Próximos passos
A proposta tramita em 
caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Sarney elogia Brandão e diz que Maranhão "vive tempo de paz, tranquilidade e crescimento"  

Ao analisar o atual cenário político do Maranhão, o ex-presidente da República José Sarney afirmou que o estado atravessa um dos períodos mais estáveis de sua história recente.

Em entrevista ao Imirante, Sarney destacou o estilo do governador Carlos Brandão, a quem atribuiu o mérito pela pacificação política e pela construção de um ambiente institucional mais equilibrado.

“Hoje o nosso Estado cresce, vive um tempo de paz e tranquilidade”, resumiu Sarney, ao elogiar a condução administrativa de Brandão, que, segundo ele, tem se destacado pelo perfil conciliador e pela capacidade de diálogo com diferentes forças políticas.

O ex-presidente também avaliou que o clima político no Maranhão passa por uma transformação significativa em relação a décadas anteriores. “Deixamos de ter aquela política muito radical que tivemos durante muito tempo”, afirmou, ao sugerir que a atual conjuntura é marcada por mais moderação, entendimento e responsabilidade institucional — fatores que, para ele, favorecem diretamente o desenvolvimento do estado.

Defesa da democracia e legado político

Durante a entrevista, Sarney também relembrou sua trajetória na redemocratização do Brasil e reafirmou a defesa histórica da democracia como pilar central de sua vida pública.

“A minha bandeira política sempre foi a democracia. Porque só com ela nós realizamos a existência de um regime do povo, para o povo e pelo povo”, declarou, ao citar as inúmeras homenagens que tem recebido ao longo dos últimos 40 anos por sua atuação no processo de transição do regime militar para o Estado Democrático de Direito.

Além da política, Sarney falou sobre literatura, memória e identidade maranhense, temas que seguem fortemente ligados ao seu legado. Ele lança em São Luís, nesta sexta-feira (5), às 18h, uma coletânea especial com três de seus romances mais reconhecidos nacional e internacionalmente: O Dono do MarSaraminda e A Duquesa Vale uma Missa.

 Empresários participantes do Projeto Cada Gota Vale são homenageados 

Estabelecimentos comerciais participantes do Projeto Cada Gota Vale receberam o título de “Empresa Amiga da Água” durante encontro promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto e a Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa. O evento foi realizado nessa sexta-feira, no auditório do SENAC Caxias.

“É um evento que traz consciência, que impacta um planeta onde todos nós somos moradores. O SAAE teve essa iniciativa, e parabenizo em nome do SENAC por trazer uma data para discutir a importância da água. O nome Cada Gota Vale já nos leva à reflexão sobre a responsabilidade individual, do que eu posso fazer enquanto ser humano para contribuir com esse planeta que pede ajuda a cada momento”, destacou a Gerente do SENAC Caxias, Rosy Bonfim.

O Projeto Cada Gota Vale surgiu da necessidade de mobilizar a população para o consumo consciente de água, reforçando a importância de cada gota, especialmente durante os meses mais quentes do ano – setembro a dezembro, a fim de reduzir desperdícios e garantir o abastecimento regular da cidade. As empresas foram mobilizadas para que também pudessem adotar novos hábitos entre os seus colaboradores.

A supervisora administrativa da Portal Mail, Sara Cristina, reforçou a necessidade de que as empresas adotem uma postura sensível e engajada em relação à sustentabilidade. “Foi uma honra participar dessa ação voltada ao consumo consciente de água. Tanto as pessoas quanto as empresas precisam ter esse olhar, pois o meio ambiente necessita dessa nova educação. São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença”, afirmou.

O encontro reforça também a importância da união entre poder público e setor empresarial para incentivar práticas responsáveis e ampliar a conscientização sobre o uso racional da água em Caxias. 

“Sentíamos um distanciamento, pois muitos viam o SAAE como inimigo do orçamento doméstico. O Cada Gota Vale nasceu para mudar essa percepção, reforçar o orgulho pela nossa autarquia municipalista e incentivar o uso responsável da água. A gestão é jovem, inovadora e tem o apoio do prefeito Gentil Neto, que pensa no futuro e nas próximas gerações”, explicou o Diretor Adjunto do SAAE Caxias, Vinícius Marques.

O coordenador da Secretaria Municipal de Trabalho, Franklin Oliveira, destacou o papel estratégico do setor empresarial para ampliar o alcance da campanha. “É importante despertar o consumo consciente também na classe empresarial, para que essa conscientização seja disseminada entre seus colaboradores. Administrar água em uma cidade imensa como Caxias é um desafio, e esse é um passo importante para que o projeto cresça ainda mais em 2026”, disse.

O Projeto Cada Gota Vale integra os esforços para aproximar o SAAE Caxias da população, promovendo inovação e fortalecendo uma cultura de cuidado com os recursos naturais da cidade.

“Água é vida e saúde. Se nossos colaboradores estão bem, a empresa também vai bem. Como empresária, fico feliz pelo reconhecimento, e como gestora pública, por contribuir com esse programa tão grandioso que é o Cada Gota Vale”, afirmou a empresária e secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Samara Mendes.



 Roseana Sarney grava vídeo em hospital durante nova internação 

A ex-governadora do Maranhão e atual deputada federal, Roseana Sarney, que segue na luta contra um novo câncer de mama, gravou vídeo nesta sexta-feira (05), atualizando seu estado de saúde.

O vídeo foi gravado dentro do hospital, onde Roseana está internada desde o início da semana, por conta da baixa imunidade.

Apesar do susto e da nova internação, Roseana assegurou que tem a expectativa de receber alta hospitalar na segunda-feira (08).

O pai de Roseana, o ex-presidente José Sarney, em entrevista na TV Mirante, comentou sobre mais essa batalha enfrentada pela ex-governadora.

Eu tenho a mesma preocupação. Não tenho medo de alguma intercorrência no tratamento dela, mas é impossível não ficar apreensivo. Ela é filha única. Tenho por ela um carinho muito grande. Sempre me deu alegrias, sempre me deu satisfação. Quando eu a vejo com aquele cabelo, do jeito que está por causa do tratamento, me dá vontade de me comover, mas eu resisto porque é ela quem me incentiva a ficar menos preocupado. Ela está ajudando doentes que têm a mesma condição, pela força que demonstra. A maneira como enfrenta isso tem contribuído para que outros também consigam passar por esse período difícil”, comentou Sarney. (Blog do Jorge Aragão)

Prefeito de São Pedro dos Crentes rompe com Lahesio e se aproxima de Orleans 

Blog do Gilberto Leda  

O prefeito de São Pedro dos Crentes, Rômulo Arruda, anunciou nesta quarta-feira, 3, em entrevista ao jornalista Domingos Costa, o fim de sua aliança com o ex-prefeito Lahesio Bonfim, pré-candidato do Novo ao Governo do Maranhão.

Arruda sinalizou para um reposicionamento político para as eleições de 2026.

A declaração foi dada durante evento de confraternização promovido pelo governo estadual, ao lado de prefeitos e lideranças do Maranhão, com a presença de Orleans e do governador Carlos Brandão. Romulo afirmou que a decisão reflete uma nova avaliação estratégica visando o melhor para o município.


Maranhão reduz em 11% o número de mortes por Aids  e segue tendência nacional de queda 

Avanços são resultados da ampliação da testagem e oferta de tratamentos mais modernos no SUS. Ministério da Saúde lança campanha de conscientização "viver sem aids: essa é a vida que eu quis" 

O Maranhão apresentou redução significativa nas mortes por aids entre 2023 e 2024. O número de óbitos caiu de 398 para 354, o que representa uma redução de 11%. O resultado acompanha a tendência nacional: o país também reduziu em 13% os óbitos por aids, passando de mais de 10 mil para 9,1 mil no mesmo período, o menor número em três décadas, segundo o novo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Os dados refletem os avanços em prevenção, diagnóstico e, principalmente, no acesso gratuito pelo SUS a terapias de ponta capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível. Combinação que levou também a eliminação, como problema de saúde pública, da transmissão vertical da doença, quando ocorre da mãe para o bebê.

“Hoje é um dia de luta, mas também de conquista histórica: alcançamos o menor número de mortes por aids em 32 anos. Esse resultado só foi possível porque o SUS oferece gratuitamente as tecnologias mais modernas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os avanços também

permitiram ao país alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os casos de aids no Brasil também apresentaram redução no período, com queda de 1,5%, passando de 37,5 mil em 2023 para 36,9 mil no último ano. Em 2024, o Maranhão registrou 1.280 casos de aids. No componente materno-infantil, o país registrou queda de 7,9% nos casos de gestantes com HIV (7,5 mil) e de 4,2% no número de crianças expostas ao vírus (6,8 mil). O início tardio da profilaxia neonatal caiu 54%, o que demonstra melhora significativa na atenção ofertada no pré-natal e nas maternidades.

A eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública também foi alcançada: o Brasil manteve a taxa de transmissão vertical abaixo de 2% e a incidência da infecção em crianças abaixo de 0,5 caso por mil nascidos vivos. O país também atingiu mais de 95% de cobertura em pré-natal, testagem para HIV e oferta de tratamento às gestantes que vivem com o vírus. Isso significa que o país interrompeu, de forma sustentada, a infecção de bebês durante a gestação, o parto ou a amamentação, atingindo integralmente as metas internacionais. Os resultados estão em linha com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2024, o Brasil contabilizou 68,4 mil pessoas vivendo com HIV ou aids, mantendo a tendência de estabilidade observada nos últimos anos. No Maranhão, foram 2.411 registros.

Saiba mais aqui.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Caxias: trecho da Av. Getúlio Vargas recebe recapeamento asfáltico no Centro 

Mais uma importante via do Centro da cidade está recebendo as ações de recapeamento asfáltico. O trabalho está acontecendo na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Centro de Cultura.

A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Caxias, com objetivo de melhorar a trafegabilidade, garantir mais segurança viária e deixar a cidade ainda mais preparada para o fluxo diário de veículos e pedestres. Caxias foi contemplada com 11 km de asfalto e diversas ruas do município vão receber melhorias.

Os serviços seguem avançando e integram um conjunto de investimentos voltados a modernização da infraestrutura urbana do município. Para o morador do bairro Nova Caxias, Antônio Francisco, as melhorias são importantes. “É importante estas melhorias, o asfalto é antigo e fazendo o recapeamento é melhor que o Tapa Buracos. A gente quer esse trabalho também nos bairros da cidade também”, disse o morador.




 PRF bate recorde de apreensões de drogas no Maranhão em 2025

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alcançou, em 2025, o maior volume de apreensões de drogas já registrado no Maranhão.

Até agora já foram 2.728 kg de entorpecentes retirados de circulação — um aumento de 49,5% em relação a 2024 e o maior patamar desde o início da série histórica recente, superando o recorde anterior, de 2022 (2.145 kg).

Além disso, a última apreensão de entorpecentes realizada no estado, em novembro de 2025, já é considerada a maior da história da PRF no Maranhão, consolidando o ano como um marco no enfrentamento ao tráfico de drogas.

O grupo de “maconha e similares” cresceu de forma ainda mais expressiva. Em 2025, foram apreendidos 2.171 kg, o maior volume já registrado pela PRF no Maranhão.

Maconha e similares (kg):

2022: 397;

2023: 910,249;

2024: 1.265;

2025: 2.171.

Comparativos:

De 2022 para 2025, o aumento é de 447%;

Em relação a 2024, o crescimento foi de 71,6%

Aumento no volume de skunk

O skunk — droga de alto valor comercial e maior concentração de THC — apresentou elevação sem precedentes:

Apreensões de skunk (kg):

2022: sem registro significativo;

2023: 378,9;

2024: 606;

2025: 1.996.

Comparativos:

Entre 2023 e 2025, o aumento acumulado é de 427%.

De 2024 para 2025, o salto foi de aproximadamente 229%.

O skunk, conhecido popularmente como “supermaconha”, se diferencia de outros tipos de cannabis por apresentar maior concentração de compostos psicoativos, o que provoca efeitos significativamente mais potentes. Seu consumo gera alterações intensas no sistema nervoso central, impactando rapidamente o humor, a percepção e a cognição, causando efeitos prejudiciais à saúde física e mental do usuário.

O aumento nas apreensões demonstra o compromisso da PRF com a segurança pública e evidencia a eficácia das estratégias de fiscalização adotadas nos últimos anos.

 RealTime Big Data: Brandão entre os 10 mais bem avaliados do país 

Uma pesquisa divulgada pela RealTime Big Data estabeleceu um novo ranking nacional de aprovação dos governadores, e o Maranhão figura com destaque entre os líderes de avaliação positiva. O governador Carlos Brandão (sem partido) alcançou 66% de aprovação, garantindo seu lugar no top 10 entre os gestores estaduais mais bem avaliados do Brasil.

Ele está à frente, por exemplo, de nomes como os dos governadores Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, com 62%; e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, com 60%.

No topo da lista, quem lidera com folga é Ratinho Junior (PSD), do Paraná, com impressionantes 85% de aprovação. Em seguida, aparecem Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 82%, e Rafael Fonteles (PT), do Piauí, além de Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, ambos com 81%.

Confira o ranking completo divulgado pela RealTime Big Data:

1 - Ratinho Junior (Paraná – PSD) – 85%

2 - Helder Barbalho (Pará – MDB) – 82%

3 - Rafael Fonteles (Piauí – PT) – 81%

4 - Renato Casagrande (Espírito Santo – PSB) – 81%

5 - Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul – PP) – 78%

6 - Fábio Mitidieri (Sergipe – PSD) – 72%

7 - Mauro Mendes (Mato Grosso – União) – 70%

8 - Paulo Dantas (Alagoas – MDB) – 68%

9 - Carlos Brandão (Maranhão – sem partido) – 66%

10 - João Azevêdo (Paraíba – PSB) – 64%

 PF cumpre mandado no Maranhão em operação contra fraudadores do INSS

Ação investiga concessões indevidas de benefícios mediante invasão a sistemas do INSS e colaboração de agente público

Documentos, cartões e dinheiro apreendidos 
durante cumprimento de mandado judicial 
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4/12), a Operação Hacker SA II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes contra a Previdência Social com o auxílio de um servidor. A investigação envolve três estados, entre eles o Maranhão.

A ação é realizada em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS) e, até o momento, já identificou 226 benefícios concedidos de forma fraudulenta, que geraram prejuízo superior a R$ 10 milhões aos cofres públicos.

As investigações revelaram que o grupo atuava por meio do acesso ilícito aos sistemas do INSS, viabilizando a concessão indevida de benefícios como pensões por morte, auxílios-reclusão, pensões alimentícias e seguros-desemprego.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará. As ordens judiciais são executadas nos estados do Pará, São Paulo e Maranhão.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão submetidos à perícia, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa

 TSE inicia julgamento que pode confirmar cassações dos deputados Wellington do Curso e Fernando Braide 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, nesta sexta-feira, 5, o julgamento de um recurso dos deputados estaduais Wellington do Curso (sem partido) e Fernando Braide (SD) contra decisão do TRE do Maranhão que lhes cassou os mandatos por fraude à cota de gênero.

Os dois parlamentares foram eleitos em 2022 pelo PSC, que, acusado de fraudar a citação, acabou tento toda a sua chapa de candidatos a vagas na Assembleia Legislativa derrubada. Wellington e Braide entraram no bolo.

O caso já deveria ter sido apreciado em agosto deste ano, mas acabou adiado por decisão do relator, ministro André Mendonça.

Agora, os advogados de defesa dos dois deputados até tentaram um novo adiamento, mas sem sucesso.

Homem é assassinado com vários tiros em bar na Cohab 

Um mecânico identificado como Jefferson (foto acima) foi assassinado com vários tiros em um bar localizado na Avenida I, no Conjunto da Cohab, em Caxias. O crime ocorreu na noite dessa quarta-feira (03).  

Conforme informações de testemunhas que estavam no estabelecimento, Jefferson estava sentado no local, quando criminosos em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima. 

Devido a gravidade dos ferimentos provocados pelos disparos, o homem morreu no local em meio a uma poça de sangue. Em respeito aos familiares e leitores não divulgaremos imagens da vitima caída no solo. 

A Polícia Civil está investigando o caso, para identificar os acusados e descobrir a motivação do crime que tem característica de execução.  

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Ministério Público vai à caça de 'fantasmas' em Olho d'Aguas das Cunhãs  

O Ministério Público do Maranhão investiga possíveis irregularidades na administração municipal e na Câmara de Olho d’Água das Cunhãs. A investigação mira casos de acúmulo ilegal de cargos, recebimento de salário sem o efetivo exercício das funções e a possível existência de servidores “fantasmas”.

A portaria é  assinada pelo promotor de justiça Crystian Gonzalez Boucinhas.

Segundo o órgão, as denúncias sugerem violação dos princípios da administração pública. Para esclarecer os fatos, foram encaminhadas requisições ao atual prefeito Vaval Gomes, à Secretaria de Educação e ao presidente da Câmara Municipal, cobrando documentação e esclarecimentos detalhados sobre os servidores investigados. Entre os nomes citados estão Antônio Malaquias da Silva Filho e José Romerson Lima Serafim, suspeitos de não exercerem suas funções apesar de constarem nas folhas de pagamento.

O prefeito e os demais responsáveis terão 10 dias para entregar todas as informações solicitadas. O Procedimento Preparatório deve ser concluído em até 90 dias, prazo que pode ser prorrogado. (Blog do Minard)