Equatorial Maranhão alerta para os riscos no uso de andaimes próximos à rede elétrica
De acordo com o levantamento anual da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), uma das principais causas dos acidentes registrados no ano passado são as atividades relacionadas à área da construção civil e manutenção predial, que contabilizaram 259 casos em 2024.
Diante desse cenário, a Equatorial Maranhão faz um alerta sobre o uso inadequado de andaimes próximos à rede elétrica, prática que pode provocar acidentes graves, como choques elétricos, queimaduras e até fatalidades.
Profissionais da construção civil, pintores, pedreiros e demais trabalhadores autônomos devem redobrar os cuidados e manter a distância mínima de 3 metros da rede elétrica durante a montagem e utilização de andaimes. A recomendação segue normas técnicas como a NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e diretrizes da ABNT, que têm como objetivo proteger vidas e evitar interrupções no fornecimento de energia.
O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, alerta para os riscos em obras e construções. “É fundamental que a população e os profissionais da área da construção estejam atentos aos riscos do manuseio de materiais metálicos ou condutores de energia, como andaimes, escadas, treliças, hastes para pinturas, entre outras, em proximidade com a rede elétrica. Por isso, é necessário respeitar a distância mínima de segurança. Escolher a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes”, destaca o Executivo.
Confira as principais orientações para se manter seguro em obras e na utilização de andaimes:
• Toda instalação elétrica deve ser realizada e acompanhada por um profissional qualificado e habilitado, conforme os padrões técnicos estabelecidos pela ABNT.
• Utilize sempre tapumes ou andaimes com barreiras de proteção que isolem adequadamente a área de trabalho e evitem a aproximação ou contato de ferramentas e equipamentos com a rede elétrica.
• Respeite a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica. Durante a construção, andaimes e demais estruturas devem manter, no mínimo, 3 metros de afastamento dos cabos energizados.
• O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório por lei e essencial para preservar a integridade física de todos os profissionais envolvidos na obra.
• Evite manusear objetos nas proximidades da rede elétrica, especialmente os metálicos e de grandes dimensões.
“Em casos de acidentes com vítima de choque elétrico, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. Desligue o disjuntor para cessar a fonte de eletricidade e ligue imediatamente para os serviços de emergência, nos números 192 ou 193, para que a vítima receba os devidos cuidados. Se o acidente ocorrer em via pública, além de seguir essas orientações, é necessário acionar a Distribuidora pela Central 116, para que sejam realizados os procedimentos técnicos e de segurança na área do acidente”, reforça ainda Gabriel Vieira.
Essas orientações fazem parte do movimento “Vc + Seguro”, campanha da Equatorial Maranhão que tem como objetivo levar mais informação à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica, reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão