quarta-feira, 30 de julho de 2025

Trump assina decreto que autoriza tarifa de 50% ao Brasil 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) o decreto que impõe a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova medida entra em vigor no próximo dia 6 de agosto. Suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos integram uma lista dos produtos que não serão afetados com o tarifaço.

A Casa Branca alegou que a medida é uma resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.

A Casa Branca mencionou ainda “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, classificando essas ações como “graves abusos de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é apontado como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF”.

“Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento”, diz o comunicado da Casa Branca.