terça-feira, 16 de setembro de 2025

 Distante de polêmicas, Orleans Brandão cresce na preferência da classe política e dos eleitores 

Em meio à boataria de perseguições disseminada pelos adversários do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, segue trabalhando e crescendo na preferência popular, “descolado” das pechas que a oposição tenta impingir.

Além da boa performance em todas as pesquisas eleitorais sobre a sucessão 2026 no Maranhão, a pré-candidatura do secretário tem recebido, sobretudo da classe política, as melhores avaliações.

O receio da volta de um período marcado por governos inacessíveis aos políticos maranhenses e o que representa de autoritarismo a ameaça de cassação do governador são fatores apontados por eles como fundamentais para o apoio a Orleans.

Na ponta do lápis, os avanços são concretos:

O Republicanos, com forte presença no estado, acaba de anunciar, publicamente, o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, com adesão inicial de 24 prefeitos e cerca de 200 vereadores do partido.

27 deputados estaduais já declararam apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do estado nas eleições de 2026.

Em julho, o pré-candidato recebeu o apoio formal de 25 dos 31 vereadores de São Luís.

Em agosto, o apoio da cúpula nacional do MDB consolidou a candidatura de Orleans Brandão dentro do partido.

A ascensão de Orleans na política maranhense também já foi destacada por deputados estaduais, que ressaltaram seu papel junto aos municípios:

Davi Brandão (PSB) acentuou a atuação de Orleans Brandão à frente da Secretaria de Assuntos Municipais e elogiou sua capacidade de diálogo.

Florêncio Neto (PSB) declarou que a população maranhense já enxerga Orleans como um bom gestor público, que cresce por ouvir as demandas da população.

Neto Evangelista (PSDB) enfatizou que a base do governo está preparada para apoiar o nome indicado pelo governador para concorrer ao governo, no caso o de Orleans.

A conjunção entre pesquisas favoráveis, revelando adesão popular e apoio da classe política maranhenses a favor de Orleans Brandão, de um lado, enquanto do outro, os dinistas precisam apelar para uma união com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide para “salvar” a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão já diz muito sobre o cenário da sucessão estadual.

Longe de boatos e polêmicas, discreto, Orleans permanece em ascensão na corrida eleitoral ao Governo.

E, pelo andar da carruagem, a estratégia da perseguição parece não estar surtindo efeito.