sexta-feira, 24 de agosto de 2018

IBOPE: sem Lula, Marina Silva vence no Maranhão 


A pesquisa IBOPE, divulgada na quinta-feira (23) pela TV Mirante, também fez o levantamento entre os eleitores maranhenses para a disputa da Presidência da República.
O IBOPE, assim como a maioria dos institutos, fez dois levantamentos, um com o ex-presidente Lula (PT), que segue preso na Polícia Federal, na cidade de Curitiba, e outro sem o petista, que deverá ser declarado inelegível baseado na Lei da Ficha Limpa.
Com Lula, o petista lidera disparado e isso explica a briga entre os candidatos para colar sua imagem com o ex-presidente, mesmo ele estando preso. Lula surge com 63% das intenções de voto. Em segundo aparece Jair Bolsonaro (PSL) com 12%, Marina Silva (REDE) com 6% aparece em terceiro. Brancos e Nulos seriam 5% e Indecisos 4%.
No levantamento sem Lula, ao contrário das pesquisas feitas em todo o Brasil, quem aparece em primeiro é Marina Silva com 17%. Na segunda colocação aparecem empatados Bolsonaro e Ciro Gomes com 14%. Já os números de Brancos e Indecisos sobem muito e chegam a 27%, já a quantidade de Indecisos alcança 10%.
A pesquisa IBOPE ouviu 1008 eleitores, entre os dias 17 e 23 de agosto de 2018, estando registrada no TSE MA-00502/2018. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais.