quinta-feira, 25 de abril de 2019

IFMA - Alunos de curso EJA visitam pontos históricos de Caxias 

Na atividade, os estudantes aprofundaram sobre a história e arquiteturas locais, acompanhados por professoras de Metodologia Cientifica e História 


Na manhã do dia 13 (sábado), estudantes do primeiro ano do curso técnico em Agroindústria, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram de passeio pelos principais pontos culturais, históricos e religiosos no centro de Caxias.
Como parte da programação, os estudantes visitaram as ruínas do Memorial da Balaiada, a Igreja Catedral, a fábrica têxtil no Centro de Cultura e as praças Gonçalves Dias, Matriz e Duque de Caxias. Na atividade, os estudantes foram acompanhados pelas professoras Cecília Regina Galdino (Metodologia Científica) e Eliane Almeida (História).

De acordo com Eliane Almeida, a proposta da atividade foi proporcionar aos estudantes uma compreensão mais aprofundada da história local através das visitas aos locais históricos. “Após o passeio, os alunos passam a ter outra visão sobre os valores histórico e cultural, sobretudo, de determinados pontos da cidade. Muitas vezes, ao passar por certos lugares, os alunos se deparam com obras importantes, entretanto, não as conhecem da maneira como nós vimos agora”, explicou Eliane Almeida. “Outro objetivo do passeio foi criar uma relação de pertencimento junto ao município”, destacou a professora.

Cecília Galdino também ressaltou a proposta interdisciplinar da atividade, pois, além das disciplinas de Metodologia Científica e História, o passeio envolveu diversas áreas, como Arte, Geografia e Português, temas que, de acordo com a docente, serão retomados tanto no debate quanto na produção programados para a sala de aula.
O aluno Adão Gomes Correia conta que passa diariamente pelos lugares visitados. “Agora, o diferencial será a forma como vou olhar para cada um. Foi uma atividade extremamente enriquecedora para nós como cidadãos caxienses”, concluiu o aluno.

Ascom/IFMA