terça-feira, 2 de março de 2021

Maranhão, Pará e Amapá podem abrigar um novo pré-sal com cerca de 30 bilhões de barris de petróleo 


O Brasil pode ter um novo pré-sal. É o que revela estudos científicos que destacam o amplo potencial petrolífero na franja oceânica norte do território nacional, que compreende os estados do Maranhão, Pará e Amapá.

Esse estudo já estaria em mãos do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez. Segundo ele, existe a possibilidade de recuperar de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo no Maranhão, ressaltando que no Pré-Sal, por exemplo, são 40 bilhões de barris, o que seria uma oportunidade sem tamanho de desenvolvimento regional e para o Brasil.

“Acreditamos que a exploração desses prospectos encontrados nas águas profundas da Bacia do Pará-Maranhão seja uma oportunidade de desenvolvimento regional, com larga geração de empregos”, afirma Baldez.

Nas águas profundas e ultraprofundas da Bacia do Pará-Maranhão, existem aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo em recursos prospectivos recuperáveis riscados. É o que diz o documento “Um novo ‘Pré-Sal’ no Arco Norte do Território Brasileiro”, de autoria do professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O estado do Maranhão foi indicado para entrar na 17ª rodada de licitações de áreas na Bacia Pará-Maranhão, porém os oito blocos sugeridos para exploração de petróleo foram excluídos da licitação, após manifestação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que indica a provável inviabilidade ambiental de empreendimento que “imponham riscos de olear a costa do Pará e do Maranhão e o Parcel de Manuel Luís”.

O estudo, porém, contesta a informação, pois “o Parcel estaria em águas rasas, assim como os corais, que são serem vivos que vivem em águas rasas. As águas sobre as quais estamos falando são profundas, de 4 mil, 5 mil metros. A 300 metros de profundidade está completamente escuro, a luz não chega, e corais, por exemplo, não sobrevivem. Além disso, nós temos tecnologias no país. Na exploração de petróleo no Brasil não há um caso sequer de derramamento de petróleo”, afirma Alan Kardec.

Blog do MC