quarta-feira, 3 de novembro de 2021

PREOCUPAÇÃO DA HUMANIDADE, COM O AQUECIMENTO GLOBAL 


*Joaquim Viana

Esta semana o mundo debateu na Itália, a economia e saúde global, mudança do clima e desenvolvimento sustentável. Foram grandes as promessas, sem o compromisso real, do desmonte das ações nocivas hora existentes. No meu entendimento, o que deverá ser feito, é um projeto de pronta execução, pois não dar mais para esperar ações futuras.

A energia ambiental limpa, já é uma realidade, conhecemos a tecnologia necessária para produzi-la em grande quantidade, temos as máquinas capazes de transforma-la em força motriz a ser utilizada na indústria, no transporte e nas diversas atividades de prestação de serviços e comodidades sociais. Portanto é questão de vontade política a modernização da economia, transferindo o capital, para o setor consonante com a preservação do meio ambiente.

Sendo assim, está mais do que na hora, de banirmos do setor produtivo, o uso dos combustíveis fósseis e derivados vegetais, como também, os grandes projetos agropecuários, que além de alimentar o desmatamento, emitem grande quantidade de metano, responsável para o aquecimento global. Sei que a alimentação dos povos, foi, é e sempre será o grande desafio humano, mas para isso, temos as culturas de produção intensivas que produzem em grande quantidade, e as técnicas da produção de subsistência.

Portanto a solução existe, e só aplicar, ajustando-as ao caso real.

*Joaquim Viana é bacharel em Direito e filiado ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)