segunda-feira, 4 de julho de 2022

Caxias e região dos Cocais recebeu o giro do PSOL pelo Maranhão 

Mais uma região do Maranhão, região dos cocais, recebeu o giro do PSOL pelo Maranhão que vem construindo um programa popular e democrático para a disputa do governo estadual nas eleições de outubro. O giro “construindo um programa popular para o Maranhão” já passou por várias cidades importantes e pólo regional do Maranhão, como Santa Rita, Barra do Corda, Chapadinha, Açailândia, Cajari.

A comitiva estadual do PSOL, direção municipal e as pré-candidaturas majoritária e proporcional começou o dia na praça Gonçalves Dias, passando pelo Mirante da Balaiada na praça da UEMA, seguindo para o Mercado Central conversando com vários comerciantes, estudantes e o povo da cidade para fazer a escuta das necessidades mais sentidas pelo caxiense.


Acompanhados de lideranças locais e estadual, como  o professor Flávio Cruz e o dirigente sindical dos bancários, Dilson Aquino, e dos pré-candidatos a deputado Joaquim Viana, Arnaldo Rodrigues, Cadu Marques, Antônio Alves, professor Arimatéa e Chico da Cohab, escutaram a população local que deram sua contribuição para o programa de governo que estar sendo construído de forma coletiva e incorporando as demandas das organizações do povo maranhense. Lideranças do MC sentiram firmeza nas propostas apresentadas pelos pré-candidatos a governador Enilton Rodrigues e ao senado Antônia Cariongo e ao  assumirem suas bandeiras de luta por direitos e por uma vida digna aos trabalhadores, juventude e povo pobre do Maranhão. Ainda na agenda de Caxias ao final da tarde a pré-candidata a deputada e liderança popular, Silvanete, fez uma recepção em sua chácara que fica no povoado Descanso, juntamente com seu companheiro Cigano, contou um pouco das dificuldades que enfrenta os moradores do povoado e apresentou o jovem Marcelo como referência para a juventude da localidade. Já no início da noite, Enilton Rodrigues, acompanhado da liderança popular Chico da Cohab e do professor Mano Magrão, fez uma reunião com dirigentes da associação dos assentados do assentamento do MST Maria Aragão em Duque Bacelar, onde se comprometeu com a pauta da agricultura familiar como centro de sua política agrícola no estado.


Antônia Cariongo, pré candidata a senadora, afirma que “Essas lideranças têm firmeza dos seus anseios e suas reivindicações, esta visita mostra a importância política do giro na construção do programa do partido”.

"É papel do PSOL a defesa da pauta dos trabalhadores, juventude e povo pobre e também se consolidar como um instrumento de luta do povo maranhense e acolher as pautas de suas organizações. Eu com essa honrosa tarefa de representar o PSOL na disputa pelo governo do Estado em outubro, assumo o compromisso de incorporar todas essas demanda das organizações dos trabalhadores, juventude e povo pobre e assumir que  a criação da universidade estadual do leste maranhense será uma prioridade nossa. Garantir mais vagas e estruturas nas universidades estaduais e oferecer aos jovens mais oportunidades é uma necessidade urgente", afirma o pré-candidato a governador Enilton Rodrigues, que também é engenheiro florestal e especialista em gestão pública.

As próximas cidades a receber o giro será Arame, Timon, Vitorino Freire e São Luís.