quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Câmara Municipal encerra ano legislativo

No inicio dos trabalhos legislativos da atual composição de vereadores a
galeria da Câmara Municipal ficava lotada no dias de sessões. (foto arquivo)
Na noite desta quarta-feira (11), quando todos da galeria aguardavam uma sessão solene com entregas de dois títulos de cidadania, conforme foi anunciado pela presidente Ana Lucia Ximenes na segunda-feira (09), os vereadores da Câmara Municipal de Caxias encerraram suas atividades do ano de 2013 no Plenário com um trabalho legislativo, haja visto das sessões anteriores, até que foi agitado. 

Pena que o publico foi pequeno, talvez porquê não queriam assistir o jogo de confete que é a realização de uma sessão solene na Câmara Municipal para o homenageado que recebe o titulo de cidadania caxiense. Tem pessoas que são homenageadas sem nada ter feito pelo desenvolvimento da cidade, apenas questão que alguns vereadores fazem somente para agradar familiares e amigos do outorgado como o mais novo filho de Caxias. 
No encerramento do trabalho legislativo a galeria da Câmara poucas pessoas
assistiram à ultima sessão legislativa do ano de 2013. 

Cinco vereadores, dois oposicionistas e três governistas ocuparam a Tribuna da Casa. Pela ordem a 1ª foi a vereadora Benvinda, que polemizou o discurso dizendo não saber o valor dos recursos repassados pelo Executivo para o Legislativo, e também não sabe como é gasto esse dinheiro, segundo a parlamentar, os vereadores não tem acesso as despesas do poder legislador do município. 

Em seguida o vereador Catulé fez o uso da palavra e prestou contas do que fez e o que deixou de fazer, elogiou a imprensa e lamentou que os atuais componentes da Câmara Municipal não colaboraram para que o parlamento fechasse o ano com chave de ouro. 

- Infelizmente a maioria faz o papel que todo prefeito gosta de ver o vereador fazendo que é  a subserviência e o bajulismo - o oposicionista acrescentou que o famigerado Código de Ética foi reativado para tentar calar a voz dos vereadores da bancada de oposição, - Criaram para tentar cassar os mandatos dos parlamentares que são contra o governo municipal, comigo não cola, e minha voz ninguém cala, se fosse para funcionar de verdade, seis vereadores desta Casa perderiam o mandato cassado por esse Código - falou Catulé se referindo aos governistas possuidores de empresas com laranjas que surrupiam o erário publico. Ele não citou, mas sabe os nomes assim como titular do blog também sabe são estas figuras.

Pelo lado da Situação, ocuparam a Tribuna os vereadores Jerônimo Ferreira, Durval Junior e Ronaldo Chaves. Fizeram o papel e o dever de casa, defenderam o prefeito Léo Coutinho e falaram de uma Caxias melhor, com saúde, desenvolvimento e prosperidade, isso somente acontece na imaginação dos edis governistas. Tudo está indo as mil maravilhas, segundo os edis falaram na Tribuna, a população está contentíssima com a atual administração. 

Em suas consideração finais a presidente Ana Lucia justificou o questionamento da vereadora Benvinda quanto ao orçamento, disse que todos seus companheiros tem acesso as prestações de conta  da Casa, basta irem  na Secretaria,. Encerrou desejando a todos os vereadores e a platéia um feliz natal e um feliz ano novo. 

Até o fim do recesso parlamentar em fevereiro de 2014!