terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Legislativo caxiense segue em ritmo lento até o recesso do fim de ano.

Plenário da Câmara Municipal de Caxias ( foto de arquivo)
O recesso parlamentar na Câmara Municipal de Caxias só começa no dia 11 de dezembro, mas o ritmo de trabalho dos vereadores já é de ferias. A prova disso foi na sessão de segunda-feira (02) quando nenhum parlamentar, nada tinha ou não quis falar para uma platéia razoável que estava na galeria, sendo a maioria dos presentes os  incansáveis guardas municipais. O trabalho legislativo de ontem durou cerca de 13 min. 

Não há reuniões de comissões e nem movimentação pelos corredores da Casa. Não há também nenhuma necessidade de pressa, pois ao que tudo indica nada existe para a pauta ser limpa. Conclusão final é de quê Executivo e Legislativo não vão ter de correr contra o tempo para aprovar alguma proposta ou projeto, por esta razão as sessões, até o dia (11), serão  realizadas em ritmo arrastado. 

Terminar o ano da forma como está sendo, prejudica a imagem dos edis com o eleitorado e mais adiante pode ser tarde para recuperar o tempo perdido, principalmente para os novatos. O veterano Elias do Gesso alfinetava os colegas de primeira viagem  conversando com um grupo de pessoas na saída do prédio da Câmara.

Eles se elegem em cima da gente, falando que vereador antigo não faz nada, que nada resolve, quero ver quando chega dentro do plenário, ficam todos com a boca costurada - disse respondendo à uma pessoa que perguntou para o parlamentar como iria ficar a situação dos guardas municipais com a aproximação do recesso. 

Outro veterano que não quis ser identificado, diz que os novatos usam a Câmara para fazer carreira politica e prejudicam o Legislativo, tem novato vislumbrando uma candidatura em 2014. 

- Em quantidade, a Casa se renovou muito, mas não renovou com qualidade. O pessoal estava com muita sede e foram ao pote desordenado, sem saber muito o que fazer, é muita quantidade para pouca qualidade. - criticou o vereador veterano.

Mas no meio dos novatos vale ressaltar os  trabalhos das vereadoras Benvinda e Taniery Cantalice, que levantaram questões importantes e se destacaram quando cobraram  uma postura do Legislativo em relação ao Executivo. A merenda escolar estragada, o sumiço das UTI,s pediátricas e os desvios de verbas federais, chamaram atenção da sociedade, que nunca obteve uma resposta convincente das denuncias das duas parlamentares. 

E assim o Legislativo se prepara para o recesso parlamentar, em ritmo lento e sem muita pressa. guardando energias para 2014.