sábado, 8 de fevereiro de 2014

Usuários de drogas começam ocupar a Praça do Panteon

Usuários de drogas começam ocupar a praça do Panteon. No local já tem
até rede armada. 
Tradicional praça de Caxias, marcada por historias de amor, concentrações politicas e também uma área de lazer para a população, a Praça do Panteon está sendo ocupada por usuários de drogas diariamente. As pessoas   reclamam que a concentração de usuários vem aumentando bastante nos últimos dias e tem inibido o uso do espaço de lazer. Eles se sentem ameaçados e alguns já deixaram de frequentar a praça.

Durante a tarde de sexta-feira (07), em algumas voltas pela praça o titular do blog constatou a situação. Os usuários consumem drogas dentro da área cercada da praça. Os fotógrafos que trabalham no local há mais de 35 anos também reclamam da situação. 

Um taxista  que faz ponto na praça e preferiu não se identificar, diz que a situação é de total insegurança. Ele relatou que alguns usuários até relação sexual estão mantendo na praça e o pior o patrimônio publico esta sendo depredado, sem falar nos pequenos furtos. Uma amiga dele, inclusive, já foi vítima.

“Está todo mundo inseguro aqui. Não temos segurança, eles (usuários) passam o dia todo aqui, somente saem para tomar café, almoçar e lanchar em uma casa da prefeitura que dá alimentação de graça para esse tipo de gente. Quando o porteiro (vigia) fecha a entrada da praça, os usuários vão para o lado de fora, mas quando percebem que o vigia foi embora, saltam a grade de proteção e  voltam novamente para dentro da praça”, disse um fotografo que trabalha há muitos anos no local e ainda não tinha visto coisa igual. 

Ação

 Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar tem que começar a fazer abordagens a esses grupos que se caracterizam como moradores de rua. As pessoas são encaminhadas para abrigos e, dependendo do caso, para centros de atendimento. 

Eles não podem é fazer da praça do Panteon um ponto de usuários de drogas. Caso as ações, por parte do poder publico  não aconteçam o mais rápido possível, a situação poderá se tornar incontrolável.