quinta-feira, 29 de maio de 2014

Caminhada pela paz e pelo fim da violência contra a mulher 
Caminhada percorreu as principais ruas do centro de Caxias [foto Divulgação] 
Centenas de homens e mulheres, representando diversos movimentos sociais  de Caxias, entre eles o projeto Mulheres da Paz e o Conselho Municipal da Mulher saíram na tarde de quarta-feira [28] em passeata pelas principais ruas do centro da cidade. 

Os manifestantes clamavam pela paz e pelo fim da violência contra a mulher. O ato foi para a chamar à atenção da sociedade caxiense que ainda está estarrecida com os brutais assassinatos ocorridos neste mês e vitimou duas jovens mulheres: Sayara Campos e Loane Maranhão. 

“A Caminhada tem o objetivo de sensibilizar a comunidade e cobrar ações concretas para que a violência contra a mulher tenha fim. É preciso darmos um basta nisso e para isso acontecer é preciso a união de todos”, disse a secretária da Mulher, Liana Lobato. 

Familiares da estudante Sayara Campos e da escrivã Loane Maranhão participaram emocionados da caminhada. No local onde Loane foi assassinada [Delegacia da Mulher] os manifestantes se concentraram e se revezaram nos pronunciamentos. Após a palavra da primeira dama Liana Lobato, o orador seguinte foi o advogado e tio da escrivã, Nazareno Ther: Nossa família foi despedaçada pela lâmina de um homem, não sei nem se posso chamar esse marginal de homem. Eu quero que ele fique vivo pra pagar pelo crime bárbaro e também sentir que Caxias não tolera com atos de covardia. Minha sobrinha morreu fazendo o que ela mais gostava. disse o jurista. 

A mãe de Sayara Campos recebeu um buquê de flores.O pai, Samuel, segurando um banner com a foto da filha fez as mesmas colocações do advogado Nazareno Ther, quer o assassino vivo, para ser julgado e condenado pagar pelo crime brutal que cometeu. Ele relembrou que a escrivã Loane Maranhão foi quem o atendeu para registrar o homicídio da filha. 

O advogado e escritor-poeta Naldson Carvalho falou do fatídico dia do assassinato da escrivã e  leu um poema que escreveu para Loane. Dr. Naldson disse que ficou incrédulo quando soube da triste noticia que abalou toda sociedade caiense. 

 Através do ato pela paz, todos os participantes foram unânimes em afirmar que precisa haver um comprometimento de toda a sociedade, pois o  problema da violência contra a mulher no município é uma questão pública. Na caminhada as mulheres reivindicaram ao Governo do Estado, reaparelhamento e melhores condições para o funcionamento da Delegacia da Mulher de Caxias.