segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O ultimo adeus ao monsenhor José Mendes Filho

Milhares de pessoas passaram pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José na manhã desta segunda-feira para o último adeus ao monsenhor José Mendes Filho - o Padre Mendes, como era carinhosamente chamado. Aos 74 anos, ele faleceu sábado, 07, por volta do meio-dia, no leito de um hospital em Teresina. O religioso foi internado na terça-feira, 02, passou por uma cirurgia e logo após sofrer a intervenção cirúrgica foi transferido para a UTI quando seu estado de saúde se agravou. A cidade se mostrou triste como poucas vezes se viu. Algumas lojas fecharam as portas e o comercio foi praticamente paralisado. Os empresários afixaram nas fachadas tarjas preta em sinal de luto. Representantes de toda comunidade  da Paróquia, passaram pela Igreja, autoridades, como a presidente da Câmara, Ana Lucia Ximenes e o secretário de Limpeza, Edilson Martins, também foram prestar as ultimas homenagens ao líder religioso.


O velório começou às 19h de sábado. Em um primeiro momento foi realizada uma oração. Às 07h de domingo ocorreu a primeira missa de Ação de Graças, após teve continuidade o velório e às 10h foi realizada a segunda celebração. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira iniciaram-se as homenagens que teve prosseguimento com a celebração de mais uma missa de corpo presente, ministrada pelo bispo Dom Vilson “Monsenhor Mendes já descansa no Senhor. É um momento difícil, de emoção”, disse. 

Marcaram presença a maioria dos sacerdotes da Diocese de Caxias. Em todos os momentos padre Mendes era lembrado. Muitas coroas, canções, historia de vida... A devoção do sacerdote  a Santa Teresinha era falada em quase todos os momentos. A população caxiense pôde dizer: “Padre Mendes: Muito Obrigado por tudo.  Que Deus o recompense. Amém”. 


Ele deixou enlutada toda a comunidade católica  caxiense. Pouco antes  do meio-dia conduzido pelos padres e sob forte comoção, lágrimas, chuvas de pétalas de rosas e palmas o corpo de monsenhor Mendes deixou a Igreja da Matriz, onde ele celebrou missas, batizados e casamentos por mais de quarenta anos. Em um carro do Corpo de Bombeiros o cortejo fúnebre  percorreu as principais paroquias de Caxias, a cidade parou para dar o ultimo adeus ao monsenhor Mendes. 


O corpo de monsenhor Mendes foi sepultado em um jazigo construido dentro da capela do cemitério de São Benedito.  

Nota do Blog 
Recordei alguns momentos de convivência com o padre Mendes. As missas dominicais celebradas por ele na sua amada  igreja da Matriz. Minha primeira comunhão no ano de 1974. As novenas de Santa Teresinha ia levado pela minha mãe, sempre as 5h da tarde, que eu pedia a Deus para terminar logo para poder ir jogar futebol. A noite em que ele recebeu das mãos da ex-prefeita Marcia Marinho a Comenda de Gonçalves Dias no Clube Alecrim, onde ele foi o mais aplaudido. São essas as boas lembranças que guardarei de monsenhor Mendes.