terça-feira, 17 de março de 2015

No calor e improviso plenário da Câmara é reaberto para sessões legislativas 


A reabertura do plenário da Câmara Municipal de vereadores realizada nessa segunda-feira (16), aconteceu no imenso calor, haja visto que os técnicos  em refrigeração (foto) que prestam serviços para o Poder Legislativo não conseguiram colocar para funcionar o sistema de ar-condicionado do local de reunião dos edis da Casa de Leis. 

Antes de iniciar a sessão, com os parlamentares procurando um meio para se livrar do incômodo calor, a presidente Ana Lucia consultou os vereadores se havia a possibilidade da sessão ser realizada, e, os edis que estavam no plenário disseram sim. A plateia na galeria também sofreu com o calor, algumas pessoas assistiram a realização dos trabalhos do corredor principal da Casa do Povo. 


 No improviso, devido ao conjunto de sonorização da Câmara, que também não foi reajustado a tempo e apresentou problemas. Apenas o microfone da Mesa Diretora estava funcionando normal. 

Após a leitura da ata da sessão anterior fizeram o uso da palavra no pequeno expediente os vereadores Jerônimo Ferreira, Mario Assunção, Luis Lacerda, Thais Coutinho, Benvinda, Catulé, Fabio Gentil, Neto do Sindicato, Antonio Luis e Luis Carlos Ximenes. A manifestação contra a corrupção e o pedido de impeachment da presidente Dilma pautou os pronunciamentos dos edis governistas. Já à administração municipal foi o tema escolhido dos parlamentares oposicionistas, que abordaram os problemas na saúde e a falta de merenda escolar nas escolas da rede municipal de ensino. 


Em sua primeira fala na reabertura do plenário da Câmara Municipal, a presidente do legislativo, Ana Lucia Ximenes, falou da moção de luto que será encaminhada ao vereador Durval Junior em virtude do falecimento de um membro da família do edil governista e rebateu a vereadora Benvinda, que teceu comentários críticos sobre o trabalho da reforma do plenário.  “Quero dizer para a nobre colega Benvinda que o trabalho de reforma não foi feito aleatoriamente. O vereador Fábio Gentil como engenheiro nos ajudou, conferiu in loco a situação e alertou sobre o risco do antigo teto desabar por conta das madeiras antigas de mais de 100 anos”, continuando, a chefe do legislativo acrescentou. "O regimento interno da Casa diz que havendo numero suficiente de vereadores em qualquer lugar pode ser realizada uma sessão ordinária, e digo mais, aqui está andando sim, nunca parou de andar, mesmo no calor, porquê todos concordaram e este parlamento nunca vai parar", concluiu. 

Após o encerramento da sessão a presidente Ana Lucia se reuniu com os profissionais da imprensa e determinou o espaço que ficará reservado para blogueiros, fotógrafos e cinegrafistas desempenharem suas funções na Casa do Povo.