quinta-feira, 18 de junho de 2015

Aprovado na Câmara o Plano Municipal de Educação decênio 2015/25 


Na sessão ordinária desta quarta-feira, 17, os vereadores aprovaram  o Plano Municipal de Educação em conformidade com a Lei Federal nº 13005/2014 e o Projeto de Lei 060/15 oriundo do Executivo municipal.  “Os estados, o distrito federal e os municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas”.


Lotada 

A galeria da Câmara ficou lotada para a votação do Plano Municipal de Educação. Acompanharam a votação, em plenário do Projeto de Lei 060, dezenas de professores, diretores, a secretaria municipal de Educação, Maria Lucia Teixeira e alguns pais de alunos.


"O Plano representa as reais necessidades dos professores, chegou à esta Casa com várias metas. Eu como relator da Comissão de Justiça fiz a revisão em alguns pontos e digo que o PME é um grande avanço para toda sociedade caxiense" disse o vereador Jerônimo. 

Antes de colocar em votação o PL que institui o Plano Municipal de Educação, a presidente da Casa, Ana Lucia, fez a leitura de um oficio do SINTRAP enviado ao legislativo apresentando emendas ao PL. Ana Lucia lamentou e disse que não haveria mais tempo para que fosse feita uma analise das propostas do Sindicato. A sessão ainda chegou a ser suspensa por 2 minutos.


Em seguida aconteceu a votação e aprovação, com emendas dos vereadores, do projeto que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. 

O Plano Municipal de Educação aprovado no plenário traça diretrizes para melhorias ao setor educacional do município com a sua previsão para serem aplicadas durante os próximos 10 anos. Ao finalizar os trabalhos a presidente da Casa, vereadora Ana Lucia agradeceu a presença dos profissionais da educação  que foram prestigiar a votação do Projeto. “Muito obrigada por vocês terem vindos isso é muito importante a participação da sociedade para que possa conhecer os trabalhos que são feitos pelos vereadores”, finalizou Ana Lucia. 

O PME segue agora para sanção do prefeito Léo Coutinho para que possa entrar em vigor.