quinta-feira, 2 de março de 2023

130 dos 217 municípios do Maranhão não ter serviços médicos privados e dependem exclusivamente do SUS  

Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), nada menos do que 130 dos 217 municípios do Maranhão não dispõem de serviços médicos particulares e dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). O número corresponde a quase 72% das cidades do estado, cujas populações têm como única opção de atendimento hospitais, clínicas, postos e outros estabelecimentos públicos de saúde.

O Maranhão é a 5ª unidade da federação com mais municípios sem cobertura médica do setor privado. Apenas Minas Gerais (226), São Paulo (181), Piauí (154) e Rio Grande do Sul (153) têm mais cidades totalmente carentes desse tipo de serviço. Na outra ponta, estão Espírito Santo, com apenas dois municípios sem assistência de saúde particular, seguido de Rio de Janeiro (3), Mato Grosso do Sul (6), Acre (7) e Amapá (8).

Em relação aos nove estados da região Nordeste, o Maranhão ocupa a segunda posição em quantidade de municípios sem cobertura médica particular. Primeiro colocado, o vizinho Piauí tem 24 cidades a mais onde os habitantes dependem exclusivamente do SUS.

SUS

O SUS está presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. Desses, mais de um terço não conta com atendimentos médicos privados. De acordo com o levantamento do CNES, 1.915 cidades, ou seja, 34%, não oferecem serviços particulares de saúde. Isso significa que aproximadamente 15,7 milhões de brasileiros dependem unicamente do SUS nessas localidades.

Abaixo, os números por estado:

Saiba mais aqui.