quinta-feira, 18 de julho de 2019

Cuidados com a energia elétrica podem evitar acidentes 


Em vários aspectos, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar problemas. Com a eletricidade não seria diferente. Descargas elétricas, queima de aparelhos e até mesmo incêndios podem ocorrer com a falta de manutenção da fiação elétrica residencial e comercial.

O levantamento de dados apresentados em 2019 do Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mostrou um crescimento considerável de acidentes relacionados a energia elétrica. Ao todo, foram 1.424 acidentes de origem elétrica no país. Desse total, foram registrados 836 choques elétricos e 537 ocorrências de incêndios por sobrecarga.

A falta de manutenção, instalações antigas e as gambiarras elétricas são as causas mais comuns para esses acidentes. Ainda segundo o anuário, o Nordeste é a região com maior número de registros de casos de morte por choques elétricos. No Maranhão foram registrados 23 casos fatais relacionados a choque.

“A falta de manutenção nas instalações elétricas ou instalação defeituosa, como fios expostos, tomadas quebradas e falta de disjuntores de segurança são perigosas e causam sérios problemas como choques, curtos-circuitos e incêndios”, destacou o técnico em segurança no trabalho da Cemar, Rogério Farias.

Os incêndios também são uma das grandes consequências da defasagem das instalações elétricas. Que de acordo com as regras da Aneel, a responsabilidade de manutenção é do cliente. Vale orientar ainda, sobre a importância da revisão periódica das instalações elétricas internas, como a troca de fiação, tomadas e disjuntores velhos por novos, pois esses materiais têm prazo de vida útil. Esta revisão deve ser realizada preferencialmente por um eletricista capacitado.

Simples ações da população podem evitar acidentes e salvar vidas. Para o técnico da Cemar Rogério Farias, alguns procedimentos são fundamentais para o melhor uso da eletricidade: manter as instalações elétricas em boas condições de uso, fazendo sempre a inspeção das instalações após cinco anos, de forma anual; manusear os equipamentos elétricos sempre usando chinelo de borracha; jamais manusear estando molhado; garantir o aterramento das instalações elétricas e comprar aparelhos com certificação do Inmetro e do Procel.

Em casos de acidentes elétricos, a população deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Cemar 116 e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.