terça-feira, 26 de outubro de 2021

Outubro Rosa: colaboradoras do SAAE Caxias participam de roda de conversa sobre o câncer de mama

As colaboradoras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias – SAAE reservaram um momento, na rotina de trabalho, para conversar sobre uma temática muito importante: o câncer de mama.

A roda de conversa, realizada no pátio da sede administrativa do SAAE na manhã desta terça-feira (26), foi mediada pela coordenadora da Saúde da Mulher da secretaria municipal de saúde, a enfermeira Andreia Almeida, e contou com a parceria da professora da Unifacema, a fisioterapeuta Jane Leão, e seus alunos do 10° período.

“Nós sabemos que, quando temos uma roda de conversa, a gente consegue fazer a participação do público ser melhor. E hoje aqui no SAAE, as pessoas estão interagindo, estão recebendo essa informação e com certeza multiplicarão pra outras pessoas que precisam ouvir”, explica a coordenadora Andreia Almeida.


Durante a conversa, as colaboradoras do SAAE receberam orientações para a realização do toque na mama, foram informadas sobre fatores de risco e motivações para cuidar do corpo, e receberam dicas de como ter uma vida mais saudável e, assim, prevenir a doença.

“Estamos aqui participando, juntamente com os estudantes do 10° período de Fisioterapia da Unifacema, para contribuir com este momento de conscientização e orientação para o público do SAAE, reforçando a importância da fisioterapia no pré e pós-operatório de alguém que tenha sido acometido por essa doença”, enfatiza a fisioterapeuta Jane Leão.

A estudante do 10° período de fisioterapia, Vanessa Alves, elogiou a iniciativa do SAAE e a oportunidade de participar da atividade de educação e saúde. “Pra mim é um imenso prazer desenvolver educação e saúde porque sabemos que é de fundamental importância as mulheres terem conhecimento. Muitas ainda não sabem sobre os sinais e sintomas, o que é o câncer de mama, e como prevenir. Então, estamos aqui para falar, frisar e enfatizar para essas mulheres como realizar a prevenção”.

Durante a atividade, as colaboradoras do SAAE compartilharam experiências sobre a doença, como a colaboradora Marlene Fernandes que foi diagnosticada com câncer de mama no ano de 2000.

“Eu já fiz sete cirurgias na mama e a última foi no mês de julho deste ano. Eu tenho muito cuidado comigo, não tenho medo, e incentivo outras mulheres a fazerem o autoexame. O primeiro passo é ter coragem, e ter fé pra vencer”, reforça a colaboradora Marlene Fernandes.


A atividade é mais uma ação do SAAE em parceria com a secretaria Municipal de Saúde e faz parte da programação da campanha Outubro Rosa desenvolvida pela prefeitura de Caxias.

“O mês do Outubro Rosa é uma forma de criar uma reflexão, em massa, para todas as mulheres no sentido de prevenir o câncer de mama. E no SAAE Caxias existem mulheres que fazem a diferença em prol do saneamento básico da cidade e nós temos a obrigação de cuidar bem delas. Trazer essa atividade, em parceria com a secretaria de saúde, é uma forma prática da gente colaborar com a saúde preventiva dos nossos servidores, especialmente as mulheres que merecem uma atenção especial nesse quesito da prevenção do câncer de mama”, afirma o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Fonte: ASCOM/SAAE Caxias