quinta-feira, 14 de julho de 2022

Casos de síndromes gripais fazem aumentar busca por testes e vacina nos postos de saúde   

Na UBS da Cohab, na tarde desta quinta-feira (14), das mais de 20 pessoas que deram entrada reclamando de síndromes gripais, mais da metade testaram positivas 

Houve um aumento de testagem e casos de confirmados de covid-19 nas unidades básicas de saúde de Caxias. Na UBS da Cohab, na tarde desta quinta-feira (14), das mais de 20 pessoas que deram entrada reclamando de síndromes gripais, mais da metade testaram positivas.

“Eu realizei 20 testes só no turno da tarde e em mais da metade, umas 12 pessoas testaram positivo. A gente observa que a maior parte já tomou até mesmo a terceira dose, mas continuam positivando com sintomas leves. Já tivemos também casos de pessoas que nunca haviam se vacinado e que também testaram positivo para covid-19. Felizmente a gente não ver casos graves, e atribuimos isso a vacinação“, disse a enfermeira Aline Almeida.

A moradora Maria da Conceição buscou a unidade depois de 4 dias com sintomas. Ela tomou duas doses da vacina, e acredita que por isso a situação não se agravou tanto, mas sente incômodos, e por isso, foi buscar ajuda. “Eu senti uma gripe forte, a garganta apertada, moleza no corpo, gastura, tem uns 4 dias já. Mas eu vim hoje porque estou ficando cansada. Eu já tomei duas doses, acho que por isso, não estou pior. Mas estou esperando só melhorar um pouquinho para tomar a 3ª dose da vacina”.

Mais

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde contra covid-19. Lembrando que a 4ª dose é disponibilizada para pessoas acima de 40 anos e que tenham tomada a 3ª dose.

“Em virtude do aumento dos casos, o município já conta com a 4ª dose da vacina. Informamos também que todas as UBSs estão realizando os testes em virtude do aumento dos casos. Então, se você tem algum sintoma, busque pelas UBSs”, frisa Aline Almeida.(Ascom/PMC)