terça-feira, 1 de outubro de 2013

Para resgatar o que restou dos clubes de Caxias,

União Artística Operária Caxiense (foto de arquivo).

O vereador Jerônimo usou a tribuna da Câmara na sessão de segunda-feira (30) e abordou um tema interessante: o completo estado de decadência em que se encontra os clubes das entidades de classe de Caxias. Citou como exemplo: o Centro Artístico Operário Caxiense: União Artística: UMC e à Associação de Moradores do bairro Ponte. Segundo o parlamentar informou, a maioria destas instituições estão sobrevivendo através de recursos provenientes dos aluguéis de suas salas espaçosas, que no passado serviram de diversão e entretenimento para as famílias caxienses.

O parlamentar sugeriu que seja feito um trabalho para resgatar as entidades de classe do município, algo que possa trazer de volta a verdadeira finalidade para a qual foram criadas as instituições classistas do nosso município

No inicio do mês de maio, precisamente no 98º aniversário de fundação da União Artística (1ºde maio), abordei o descaso com o prédio da entidade, prestes a completar um século em que foi fundada. Alugada pelo poder publico municipal, através da Secretaria de Educação, os salões da velha casa, estavam servindo de depósito de lixo (veja foto acima) para a prefeitura de Caxias.

Vamos ver realmente o que ainda pode ser feito para salvar o que resta dos clubes dos operários caxienses, a maioria, todos ultrapassando a casa dos 50 anos de fundados.