sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Luis Fernando e a relação com o Governo Federal


É sintomático: desde que membros graduados passaram a visitar o Maranhão com maior frequência, em igual monta cresceu o prestígio do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, com a cúpula petista que comanda o país.
Até bem pouco tempo, Flavio Dino e sua turma na oposição “vendiam” aos auxiliares da presidente Dilma Rousseff (PT) a história de que a eleição pelas bandas de cá estava decidia – quiçá no 1º turno.
Os petistas, no entanto, começaram a vir mais corriqueiramente ao estado. E perceberam aqui um cenário diferente.
O ministro Alexandre Padilha (PT), por exemplo, já esteve em terras maranhenses duas vezes só este ano. Ontem (21), na segunda das visitas, tratou Luis Fernando como “companheiro”, antecipando uma provável aliança PT/PMDB em 2014 (reveja).
Mas foi a recente participação da ministra Ideli Salvati (Secretaria de Relações Institucionais) em evento com prefeitos e o titular da Sinfra que cosolidou o conceito do peemedebista entre o núcleo duro da Presidência da República.
Uma das mais próximas auxiliares de Dilma, Salvati impressionou-se com o técnico Luis Fernando e, principalmente, com a força política demonstrada por ele durante o evento de duas semanas atrás.
O cenário, viu a ministra então – e Padilha ontem – não é tão favorável assim ao pré-candidato do PCdoB. O que provocou profundas mudanças na relação entre o Governo Federal, Luis Fernando e os oposicionistas do Maranhão.