terça-feira, 22 de julho de 2014

Familiares de jovem com problemas de obesidade pedem ajuda a sociedade caxiense 
Ronaldo Rodrigues, 25 anos, sofre com problemas de obesidade. 
O jovem Ronaldo Rodrigues, 25 anos, levava uma vida normal. Todos os dias ele era visto ajudando o irmão em uma banca de vendas de cds e outros artigos montada próximo aos Correios, gostava de passear de moto, curtir os finais de semana com os amigos e claro, trabalhar. Hoje, isso não pode mais acontecer.

Ronaldo sofre de Obesidade Mórbida. Ele pesava 140 Kg, hoje o peso está acima de 300 Kg, o que tem impossibilitado de levar uma vida normal como antes. 

"A Obesidade mórbida ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal". Essa disfunção atinge 35% da população adulta no Brasil. A doença pode ser relacionada a diferentes problemas no ser humano, cuja gravidade pode colocar a vida do paciente em risco.

Causado pelos seus mais de 300 Kg, Ronaldo tem apresentado um quadro de inchaço (edema) muito grave no corpo e muita musculatura em massa magra, o que significa dizer que seu problema está mais suscetível a pressão contida no corpo que acaba prejudicando a circulação sanguínea.

Por conta da gravidade da doença o jovem vive praticamente deitado em uma cama de casal. Ele sente dificuldade para respirar. Até mesmo para fazer necessidades fisiológicas depende da ajuda de dona Terezinha [mãe]. Outra preocupação é para que as lesões não sejam transformadas em necroses.

Ronaldo diz que já buscou atendimento na rede pública de saúde do município, mas, reclama que o máximo que recebeu foram doses de dipirona. O município não dispõe de leitos específicos para este tipo de caso, o que fez com que ele retornasse para fazer o tratamento em casa. 

Mesmo com a obesidade, a última vez que tentou andar, Ronaldo acabou fraturando o pé. Para que ele fosse levado para o HGM, foi montada uma uma megaoperação, com viaturas do SAMU e Corpo de Bombeiros, cerca de 12 pessoas para socorrê-lo por conta do peso.

O rapaz mora com a mãe e o pai, que é cadeirante, em uma casa alugada na Rua Santa Luzia, no bairro Tamarineiro, e apela para a sociedade caxiense para que o auxilie no tratamento contra este tipo raro de enfermidade. 

Quem se mostrar interessado em ajudar o rapaz devem entrar em contato pelo telefone: (99) 8144-7649, ou com a  produção do PORTAL NOCA pelo fone (99) 8800-8910. Ronaldo no momento necessita de uma cama nova, lençóis, produtos de higiene pessoal, pomadas para assaduras, talco, cestas básicas para manter a família e de algum profissional de saúde que possa intervir no caso.

com informações do NOCA