segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

"O Maranhão sempre foi a principal inspiração da minha poesia", diz Ferreira Gullar 

O poeta maranhense Ferreira Gullar, de 84 anos, disse, em entrevista à um portal de noticias, após posse como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), na sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, que o Maranhão sempre foi inspiração para a sua poesia e que a beleza de São Luís é "um espanto".

"O Maranhão sempre foi a principal inspiração da minha poesia, né? Basta ler o 'Poema Sujo' que você vê e não é só nisso. As coisas estão além do que é mencionado, a lembrança de tudo. Você é constituído por sua infância, pelo que você descobriu naquele período em que o mundo é uma coisa desconhecida. E São Luís já é uma cidade linda, uma cidade surpreendente. Ela própria já é, em si, um espanto", declarou.


Questionado sobre o que a sua integração acrescenta à ABL, Gullar disse que não faz ideia. "Isso aí eu não sei. Eu não entrei na academia com a ideia de acrescentar alguma coisa. Eu entrei pra academia porque os amigos queriam que eu entrasse, é uma instituição que merece a consideração. Uma coisa que eu descobri é que a crítica literária te dá consagração do competente, do conhecedor, do crítico literário. A academia é a consagração popular. Eu nunca fui tão cumprimentado na rua quanto depois que fui eleito", disse

O poeta passou a ocupar a Cadeira 37 que, antes, pertencia ao poeta e tradutor Ivan Junqueira, que morreu em julho deste ano. Além de Gullar, o maranhense José Sarney também é membro a ABL. "Não pensávamos que o destino iria nos pregar as peças que nos pregou. Na Rua das Cajazeiras, na Praça Gonçalves Dias, não pensávamos nada disso. A presença do Gullar engrandece a academia", disse Sarney ao cumprimentar o conterrâneo.

do G1/MA