segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Obras mal feitas, inacabadas e promessas descumpridas marcam ocaso da governadora Roseana Sarney 

Seis anos para construir uma avenida. Outros quatro para concluir uma via de 9 km interligando dois shoppings. Tão grave quanto a lentidão é constatar que as duas obras foram entregues eivadas de problemas estruturais. É o retrato fiel do que foi “o melhor governo da vida” de Roseana Sarney.

A Avenida Jackson Lago, rebatizada pela governadora de IV Centenário, foi inaugurada, na última sexta-feira, 6. Pasmem, com parte da via interditada. Trechos por pavimentar, canteiro e ciclovia por concluir, alça na avenida dos Franceses para apenas um carro – nas redes sociais chamam de pista do Hot Wheels em alusão às autopistas e carrinhos infantis. Some-se a tudo isto a falta de segurança e temos o rosário de reclamações da população.

Ontem, Roseana Sarney entregou a Via Expressa – chamada por parte da população como ‘via sem pressa’ –, tal a lentidão para concluir a obra que liga o Shopping Jaracati, cujo pai da governadora, senador José Sarney, é um dos sócios, ao shopping da Ilha.


A avenida deveria ter sido entregue há mais de dois anos nas comemorações dos 400 anos de São Luís. Mais uma das enésimas promessas de Roseana descumpridas. Pior, nada resolverá. Criará mais um ponto de congestionamento no trânsito da avenida Daniel de La Touche.

No rol de obras inacabadas há ainda a duplicação do sistema Italuís – sob suspeita de irregularidades investigadas pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato –, 72 hospitais dos quais cerca de 40 inconclusos no meio do nada, escolas de tempo integral – a governadora entregou na semana passada, fim de ano letivo, a primeira e única no antigo Colégio Maristas. Na (in)segurança pública, o Estado bate recorde de assassinatos com índices superiores a países em guerra.


Diante de tanto descalabro administrativo impressiona ver o grupo político e midiático da família Sarney cobrar diariamente de adversários como o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, solução para todos os problemas da cidade em apenas dois anos.

Não será nenhuma surpresa vê-los usar a mesma máquina de comunicação, já nos primeiros dias de 2015, para exigir do governador eleito Flávio Dino soluções mágicas para a tragédia social a que condenaram o Maranhão em meio século de dinastia.