quarta-feira, 29 de abril de 2015

Resumo do XI Encontro de Legislativos Municipais 

por Taniery Cantalice
Taniery com os vereadores Gilson [pres da UBV] e Leticia
Foi de grande valia minha participação nesse encontro, pois pude entender melhor sobre a tão falada “Reforma Política” no nosso Brasil.

Discutimos sobre a reforma política, sistema político, financiamento eleitoral, unificação das eleições, fim das coligações, mandato tampão com eleição para prefeitos e vereadores foram os temas mais abordados nesse encontro.

É preciso que os representantes do parlamento municipal brasileiro apresentem suas pautas e defesas, precisamos da mobilização de todos contra a previsão da PEC 352/13, que prevê um “MANDATO TAMPÃO” de 2 anos em 2016 para unificação dos pleitos em 2018. Nós, representantes do legislativo municipal podemos dar a nossa contribuição para o Brasil, ajudando os parlamentares federais a fazerem uma melhor reforma política, ao mesmo tempo que, precisamos convencer nossos representantes para que não adotem o mandato tampão. Essa é a luta da maioria e objetivo também. Reforma política é de interesse do povo brasileiro, que recentemente reuniu milhões de pessoas reivindicando esta pauta e os legislativos municipais não podem ficar de fora dessa discussão nacional que atingirá todos os municípios os do país e reflete na vida do cidadão brasileiro.

Um outro assunto que abordamos foi a importância da mulher na política e no parlamento, cujo tema foi palestrado pela vice governadora do Piauí, Margarete Coelho, ela abordou outros temas importantíssimos para nós mulheres, em um país de cultura predominantemente machista e de raízes patriarcais, a mulher parece ganhar, embora a passos curtos, mais espaço na política nacional. Não temos mais um cenário fechado entre os homens, isso vem mudando e a participação política das mulheres é a prova disso, seja como eleitora ou como candidata a cargos públicos.

Porém, mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra elas. Margarete aproveitou para pedir o apoio de todas as mulheres e homens também para que possamos desmistificar aquilo que dizer que mulher é sexo frágil e podermos cada vez mais abrir nosso espaço com mulher no parlamento, nos concursos, na sociedade e sem preconceito. Nós também brigamos por direitos iguais.