quarta-feira, 8 de maio de 2019

Politica X Politicagem 

                                                                 (imagem ilustrativa) 
Por: Mário Assunção 

Com as proximidades da eleição, surgem várias pessoas que sonham em pleitear uma vaga na Câmara Legislativa. Toda eleição são mais de 200 candidatos buscando uma vaga. Com as proximidades das eleições, e se for feita uma pesquisa com os candidatos, todos os 200 acham que lograrão êxito na eleição vindoura. Porém, são apenas 19 candidatos que serão agraciados pelo voto popular e ganharão uma vaga em nosso Poder Legislativo. Parte desses candidatos hoje é auxiliar do Poder Executivo, e sonha em chegar a Câmara dos Vereadores. 
As estratégias montadas por esses pré-candidatos são as mais variadas. Temos as pessoas que montam plataformas propositivas para conquistar o eleitor com ideias inovadoras e que atendem os anseios da comunidade. Outros pré-candidatos utilizam-se de assistencialismo para conquistar a preferência do eleitorado. Outros, utilizam-se de agressões aos vereadores existentes e às lideranças, para tentar denegrir a imagem dos legisladores e, assim, conquistar a simpatia do povo. Atitudes como estas diferenciam a política da politicagem.
A política é uma coisa boa, que visa à construção de políticas públicas adequadas para atender a população. Essa é a chamada política prepositiva e do bem. Outra coisa é politicagem que visa apenas denegrir a imagem dos legisladores atuais e do Poder Executivo, a fim de tentar chegar às vagas na Casa de Leis. Pessoas que agem dessa forma não podem construir um mandato em benefício ao povo. Cabe ao eleitor escolher o tipo de político que quer. Que comecem os jogos!