quarta-feira, 25 de março de 2020

Caxias, há 35 anos, perdia o prefeito Zé Castro 
Ele faleceu no terceiro ano do segundo mandato de prefeito, vitima de uma leucemia 

José Ferreira de Castro, nasceu em 04/11/1930 e faleceu no dia 25 de
março de 1985 - (foto de arquivo da família) 
Em 25 de março do ano de 1985, Caxias perdia o então prefeito José Ferreira de Castro, popularmente chamado de Zé Castro. Aos 54 anos, ele foi vítima de uma leucemia, doença que havia sido diagnosticada quando ele (Zé Castro) estava em Brasilia para prestigiar a posse do presidente Tancredo Neves, retornou para Teresina e em uma semana fazendo tratamento não resistiu e veio a falecer no Hospital São Marcos. Nessa quarta-feira (25), a família e amigos lembraram os 35 anos sem Zé Castro, que é visto até hoje como um político de relevância na cidade e sem duvida o mais popular da história politica de Caxias. Ele foi eleito prefeito em duas oportunidades, 1972 e 1982. 
O filho Paulo Castro estava com 22 anos na época em que Zé Castro faleceu, e lembra do período em que o pai foi eleito. "Meu pai foi eleito prefeito de Caxias para um segundo mandato em 1982 pelo PDS. Ele descobriu a doença no terceiro ano do segundo mandato, após fazer um exame em Brasilia. Ficou 2 anos e três meses no cargo, vindo a falecer no dia 25 de março de 1985. Foi um período curto, mas em que foi possível começar algumas políticas públicas importantes para Caxias", frisa.
Zé Castro foi eleito prefeito para um segundo mandato em um momento político de reabertura do País. "Até hoje a gente encontra pessoas que lembram do meu pai, do período em que foi prefeito. As pessoas lembram com carinho desse período, ele procurava atender a todos. E aqueles que conviveram com ele carregam isso, é algo que marcou bastante", lembra Paulo Castro. 

Mais - Obras importantes, que mudaram o aspecto urbanístico da cidade foram construídas no período que o ex-prefeito Zé Castro esteve no comando da administração municipal. Como exemplo citamos a construção da Avenida Santos Dumont, Rodoviária Nachor Carvalho no bairro Pirajá, a 1ª estação rodoviária do interior maranhense. O Centro Comunitário e Piscina Publica no bairro Ponte. Mercado Publico do bairro Ponte. Mercado Central e a nova sede da Prefeitura de Caxias na Praça do Panteon. Restauração do prédio da antiga Fábrica Manufatura para implantação do Centro de Cultura José Sarney. Calçamento das ruas Padre Gerosa, Agostinho Reis, Quininha Pires, Mirom Pedreira, Rio Branco e a construção de inúmeras escolas na sede e na zona rural do município de Caxias