sexta-feira, 30 de abril de 2021

TCE inicia fiscalização dos municípios que menos vacinaram contra a Covid-19 no Estado 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) está fiscalizando e multando os municípios que apresentaram menores percentuais de cobertura na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Dos 217 municípios maranhenses, 190 elaboraram e encaminharam seus Planos de Vacinação. Desse total, 151 atendiam aos requisitos do Plano Estadual de Vacinação e nove não responderam sobre a adequação ao Plano. Até o momento, oito cidades não encaminharam o questionário, dentre elas, Axixá, Buriti, Davinópolis, Godofredo Viana, Itinga do Maranhão, Lago Verde, Pinheiro e Santana do Maranhão.

De acordo com o painel de vacinação, o município de Araioses foi o que menos vacinou. Os dados apontam, ainda, que 119 municípios não publicaram seus Planos nos portais da transparência. Já os municípios de Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Axixá, Brejo de Areia, Buriti, Buriti Bravo, Cedral, Centro Novo, Chapadinha, Godofredo Viana, Monção, Porto Rico do Maranhão, São Francisco do Brejão e São Francisco do Maranhão, não publicaram os Planos nos portais nem encaminharam ao Tribunal.

Ainda, segundo o levantamento, cerca de 69 municípios não estão divulgando os critérios de priorização e 93 não estão promovendo campanhas sobre a importância da vacinação, o que torna precário o processo de informação na maioria das cidades.