'Reclame Aqui' recebeu mais de 29 mil queixas contra descontos indevidos em benefícios do INSS
Um levantamento da Polícia Federal revela que, entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2024, o site Reclame Aqui registrou 29.280 denúncias de aposentados e pensionistas contra descontos associativos não autorizados em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados fazem parte do inquérito conduzido pela Polícia Federal sobre fraudes previdenciárias e integram também o relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), e foram revelados pela CNN Brasil.
Entre as entidades mais citadas nas reclamações estão a Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec), com 7.568 registros; a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), com 3.726 queixas; e a Associação dos Aposentados Pensionistas dos Regimes Geral e Próprio de Previdência Social (Universo), com 2.736 denúncias. Todas estão sob investigação da PF e da CGU por envolvimento em esquemas de descontos irregulares.
Aibda segundo a CNN, diante da dificuldade para obter explicações dos órgãos competentes, muitos beneficiários recorreram à Lei de Acesso à Informação (LAI) em busca de esclarecimentos, que só começaram a surgir após a deflagração da operação “Sem Desconto”. Segundo a emissora, ao menos 553 ocorrências foram registradas na CGU desde 2022, sem respostas efetivas do INSS até o início das investigações.