O jornalista Cláudio Humberto repercutiu a denúncia do governador do Maranhão, Carlos Brandão, questionando a parcialidade do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Veja acima.

Brandão, ingressou com recurso no Supremo Tribunal Federal solicitando o afastamento do ministro Flávio Dino da relatoria de ações envolvendo a Assembleia Legislativa do estado e a nomeação de conselheiro do Tribunal de Contas. Brandão alega que Flávio Dino mantém relação de amizade e vínculos políticos com partes interessadas, o que comprometeria sua imparcialidade.

O documento cita ligações com a senadora Ana Paula Lobato e o deputado Othelino Neto. A medida ocorre em meio a críticas públicas e denúncias de falta de isenção de ministros do STF, como também apontado em ações internacionais envolvendo Alexandre de Moraes. O episódio expõe mais uma crise de confiança entre atores políticos e a Suprema Corte brasileira.

No mesmo dia, no STJ, o ministro Og Fernandes se declarou impedido de julgar caso por vínculo de sua esposa com parte envolvida, atitude que contrasta com a postura atual do STF em situações semelhantes.(Blog do Jorge Aragão)