Condenada por fraude em licitação, ex-prefeita do MA é presa no Rio de Janeiro
Maria Donária Moura Rodrigues foi condenada a mais de nove anos de prisão por fraude em licitação e associação criminosa.
Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF) prenderam, nessa terça-feira (18/11), Maria Donária Moura Rodrigues (foto em destaque), ex-prefeita de Serrano do Maranhão (MA).
Contra ela, havia um mandado de prisão em aberto por fraude em licitação e associação criminosa.
A mulher foi localizada pelos investigadores em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
De acordo com as investigações, entre os anos de 2013 e 2016, ela fraudou licitações para beneficiar a contratação de empresas previamente escolhidas, para realização de serviços de recuperação em estradas e de locação de veículos.
Durante sua gestão municipal, segundo os autos do processo em que foi condenada, Maria Donária e os demais réus praticaram diversos atos de improbidade administrativa e associação criminosa, com o fim de frustrar, mediante ajuste e combinação, o caráter competitivo de procedimentos licitatórios e assim obter vantagens indevidas, cujo montante superou R$ 600 mil.
Segundo a Polícia Civil, há cerca de um ano, a ex-prefeita deixou o estado nordestino e fugiu para o Rio, onde estava escondida. Contra ela, foi cumprido um mandado de prisão condenatório pelos crimes de fraude em licitação e associação criminosa.
A ex-prefeita foi condenada a nove anos, nove meses e 15 dias de prisão pelos crimes cometidos.
Após ser presa, ela foi encaminhada ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.
