terça-feira, 23 de dezembro de 2025

 Ministro Alexandre de Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia de Natal 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal para o hospital DF Star, em Brasília, onde ele passará por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

A internação está prevista para esta quarta-feira (24), quando Bolsonaro fará exames preparatórios. O procedimento cirúrgico será realizado na quinta-feira (25), dia de Natal, conforme solicitação da defesa. Laudo médico da Polícia Federal apontou a necessidade de intervenção cirúrgica, sem caráter emergencial.

Na decisão, Moraes determinou que o transporte e a segurança do ex-presidente sejam feitos pela Polícia Federal, de forma discreta, com entrada e saída pelas garagens do hospital. A PF também ficará responsável por vigilância permanente durante toda a internação, com fiscalização 24 horas e ao menos dois agentes na porta do quarto, além de equipes de apoio dentro e fora da unidade.

O ministro proibiu a entrada de celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos no quarto hospitalar, exceto equipamentos médicos. Caberá à Polícia Federal garantir o cumprimento da medida.

Moraes autorizou ainda a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como acompanhante durante todo o período de internação. Outras visitas, incluindo as dos filhos do ex-presidente, só poderão ocorrer mediante autorização judicial prévia.