Com atuação nacional, Plataforma E+ consolida ações de sustentabilidade e responsabilidade social do Grupo Equatorial
Resultados conquistados nos últimos 4 anos reforçam educação ambiental, capacitação profissional e eficiência energética em todo o país
De acordo com Júlio Mendes, Executivo da área de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, as ações são estruturadas com foco em educação, desenvolvimento social, geração de oportunidades e o uso consciente da energia elétrica. "A Plataforma E+ traduz o compromisso do Grupo Equatorial com a transformação social através do consumo consciente da energia elétrica, gerando menor impacto ambiental em nossas áreas de concessão. Os resultados refletem histórias de vidas e comunidades transformadas. Já percorremos uma longa jornada e continuaremos para que possamos alcançar cada vez mais pessoas através dos nossos projetos", destaca Júlio.
Um dos principais pilares da plataforma é o E+ Educação, voltado para ações educativas sobre consumo consciente e sustentabilidade. Nos últimos 4 anos, o projeto já soma 353 mil ações realizadas, alcançando estudantes, professores e comunidades, com atividades que estimulam a mudança de hábitos.
A plataforma também se destaca pelas ações de sustentabilidade ambiental por meio do E+ Reciclagem. Desde 2022, a iniciativa já recolheu 5,5 milhões de toneladas de resíduos, que deixaram de ser descartados de forma inadequada no meio ambiente. Como incentivo, os clientes participantes receberam R$ 2,3 milhões em bônus nas contas de energia, evitando emissões equivalentes a 194 mil quilos de CO₂ e contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais.
Já o E+ Profissional tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da capacitação técnica e profissionalizante. De 2022 a 2025, 17,9 mil pessoas já foram beneficiadas, com a formação de 1.194 turmas, contribuindo para a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia local.
Neste mesmo período, em eficiência energética, os resultados também são significativos. Foram substituídas 50,4 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes, reduzindo o consumo de energia das famílias beneficiadas. Além disso, houve a troca de 1,1 milhão de lâmpadas por versões de LED que ajudou a diminuir o desperdício e os custos com a conta de luz.
Outro destaque é o projeto E+ Luzes nas Cidades, que já instalou 36,3 mil novos pontos de iluminação, promovendo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida nos espaços urbanos.
"Os números representam o impacto positivo na vida de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas seja com ações educativas, seja por certificados adquiridos para o início de uma nova carreira ou com a economia gerada por meio das ações de eficiência energética", conclui Júlio Mendes.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
