terça-feira, 9 de março de 2021

Câmara de Caxias homenageia o Dia Internacional da Mulher 

Em concorrida sessão ordinária remota, na noite dessa segunda-feira (8), na qual 15 oradores usaram da palavra, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) homenageou o Dia Internacional da Mulher, que transcorreu ontem, aprovando projeto de lei de autoria da vereadora Ângela Machado (PTC), através do qual a data, a partir de agora, também será o Dia da Mulher Empreendedora Caxiense.

A sessão, que transcorreu em meio a pronunciamentos relacionados com a problemática de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, objeto recente de dois decretos executivos, um lavrado pelo Governo do Estado, e outro pela Prefeitura de Caxias, também discutiu a dramática situação da insegurança vivenciada no município por causa de recentes ações criminosas.

No primeiro caso, segundo os vereadores que compõem a Comissão Permanente de Saúde da Câmara, houve certo relaxamento nas medidas de distanciamento recomendadas, como a flexibilização estendida aos bares, que não deveriam abrir para vender bebidas. No segundo, muitos oradores apontaram as deficiências existentes na estrutura de segurança da cidade, resultado que consideram ser uma omissão do governo estadual em prestigiar o município, ao contrário do que realiza em outras cidades da região.

Agindo como mediador do clima quente que dominou a sessão em dado momento, o presidente Teólogo Aragão (PP) pediu ao final do encontro que os parlamentares olhassem com mais cuidado suas colocações e fossem mais prudentes em exacerbar pontos de vista contra o governador Flávio Dino (PCdoB), na verdade um dos maiores aliados que Caxias conta hoje no cenário político.

"A época da campanha ficou para trás. Sou testemunha, juntamente com o prefeito Fábio Gentil, das determinações que o governador tem direcionado para o município. Conseguimos nos últimos dias 20 leitos para tratamento de casos de pandemia no Hospital Gentil Filho e a Maternidade Carmosina Coutinho também tem sido contemplada", disse na oportunidade, salientando que a segurança do município é um caso mais complexo, que exige a participação de todos os poderes constituídos e muitos fatores têm que ser superados.

Por outro lado, no seu entendimento, de nada vale restringir mais ou flexibilizar o distanciamento social na pandemia, se as pessoas insistirem em não se prevenirem. "São as pessoas que devem ter essa atitude. Se não houver colaboração, nenhum decreto irá resolver a situação", ressaltou.

Contudo, o ponto alto da noite foram as homenagens pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher. Homenageando dona Rosário Gentil, mãe do prefeito Fábio Gentil, e as vereadoras Ângela Machado, Irmã Nelzir (Republicanos) e Cynthia Lucena (PP), o vereador Teódulo Aragão proferiu o seguinte pronunciamento:

"Falo não só para as mulheres que nasceram aqui, mas também para todas as mulheres que, mesmo tendo nascido em outra cidade, em outro estado, escolheram Caxias para ser seu lar, seu local de trabalho, sua cidade para empreender… São vocês a base de nossas famílias e, se hoje estamos aqui, é graças a vocês mulheres! Precisamos inserir cada vez mais a mulher nas discussões de nossa sociedade, porque, apesar das vitórias já conquistadas, ainda há esforços a serem feitos para diminuir as diferenças históricas.

Foi só em 1880 que a mulher conseguiu estudar em escola pública no Brasil; foi em 1932, depois de muita luta, que as mulheres conseguiram o direito ao voto. São conquistas históricas, mérito merecido de todas vocês! Hoje é só uma data simbólica, porque o dia da mulher é todo dia!

Neste momento em que homenageamos as mulheres, quero abraçar, mesmo que à distância, todas as educadoras, profissionais de saúde, da imprensa, do comércio, profissionais liberais, mulheres que atuam na segurança pública, na polícia miliar, na polícia civil, guardas e agentes de trânsito, empresárias, secretárias, empreendedoras, as mulheres que cuidam do lar e também, claro, não podemos esquecer nossas mulheres do parlamento. … Que Deus cubra de bênçãos todas vocês e muito obrigado por tudo o que fazem pelo sociedade em geral".

Após a sessão, ao postar mensagem nas redes sociais, a vereadora Ângela Machado, autora da iniciativa, assim se expressou: "Mulheres, parabéns para nós. Nosso grupo tem mais uma conquista, fruto da nossa união e das nossas ações. Quero aqui agradecer o apoio de todas, em especial da nossa organização. Vereadora Ângela Machado, psicóloga Eurizélia Lima e doutora Samile Osório. Valeu nossa luta. Esse é um grande motivo para comemorar…, porque é um marco para o nosso grupo e todas as mulheres empreendedoras de Caxias. Obrigado, amigos!".

Ascom/CMC