terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Em parceria com Hemomar, Câmara Municipal de Caxias promove campanha de doação de sangue 

Nesta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Caxias, em parceria com o Hemomar, realiza a campanha de doação de sangue “E se fosse você?”. A ação iniciou às 8h e vai até às 16h, na sede do legislativo caxiense.

“Tem momento que o nosso estoque de sangue fica praticamente zerado, o que nos impossibilita de ajudar pessoas que precisam, não só de Caxias, mas de toda a nossa macrorregião. Procuramos o presidente da Câmara, que de primeira se colocou à disposição. E é importante essa parceria, a participação popular, pois uma bolsa de sangue chega a salvar quatro vidas”, explica a coordenadora do Hemomar Caxias, Gisele Amorim.

“Convidamos os assessores, vereadores, funcionários e estendemos o convite para demais instituições públicas e privadas para se engajarem nessa mobilização, para haver uma sensibilização grande no sentido de salvar vidas, pois, como diz a própria campanha, pode ser você que venha a precisar desta doação de sangue”, frisa o presidente da Câmara, Teódulo Aragão.

Para o vereador Charles James, “o presidente Teódulo, juntamente com toda a Mesa Diretora e os demais colegas parlamentares, que estão em conjunto nesse propósito, estão de parabéns. A Câmara Municipal, o poder público só tem a ganhar quando abraça essas causas sociais. E a causa do Hemomar em Caxias é muito importante para que vidas sejam salvas através da doação de sangue”.

“A doação de sangue é super importante para poder salvar vidas, principalmente nesse momento que vivemos de tragédias naturais e a pandemia”, lembra o gestor de produção da cervejaria Heineken, Anderson Belo.

O público-alvo da campanha é qualquer cidadão que preencha os critérios de doação:

– Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

– A frequência máxima é de 04 doações de sangue anuais para o homem e de 03 doações de sangue anuais para as mulheres.

– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Ascom/CMC