quinta-feira, 4 de julho de 2013

DESORDENAMENTO URBANO E PAISAGÍSTICO NO CENTRO DE CAXIAS.

Entrada principal do calçadão da rua Afonso Cunha  pelo lado da Praça Cândido Mendes(Matriz).
A outra entrada principal do calçadão da rua Afonso Cunha do lado da Praça Gonçalves Dias.
O caxiense encontra dificuldade quando precisa utilizar o espaço da principal artéria comercial da cidade, o calçadão da rua Afonso Cunha. As duas principais vias de  entradas foram transformadas em um anexo do Mercado Central, vendedores de frutas e verduras tomaram o espaço quase interrompendo o fluxo de transeuntes quê diariamente utilizam aquela via do centro comercial.

Este problema é antigo, e o poder publico municipal, desde a gestão passada que é a continuidade desta atual, demonstram total inoperância e incompetência para solucionar o caso. Há muito tempo o Sindicato dos Lojistas cobra da prefeitura quê busque encontrar um local adequado para esses pais de famílias desenvolverem suas atividades, deixando à área do calçadão livre para as pessoas quê procuram as principais lojas do centro comercial.

E o local adequado para colocar os feirantes quê ficam ocupando os espaços das ruas do centro comercial da cidade, seria o prédio da União Artística Operária Caxiense. Alguém pode até estranhar, mas não há nada estranho nessa sugestão. Segundo informações, a prefeitura paga o aluguel do prédio através da Secretaria de Educação, o valor mensal de R$ 2.500.00 e a centenária Casa esta servindo de deposito de lixo da pasta, lá existe um verdeiro entulho de carteiras e mesas quebradas que não tem mais nenhuma utilidade.

Então não custava nada, seria uma ação social, a prefeitura continuava o contrato de aluguel com a União Artística, e ao invés de deposito de lixo, transformava os salões da velha Casa em uma Feira Livre do Consumidor, com o deslocamento de todos os vendedores de frutas, verduras e de lanches para aquele local.

É uma sugestão nossa e qualquer outra para acabar ou diminuir com o desordenamento urbano e paisagístico em Caxias seria viável.