quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mototaxistas (cadastrados) lotam prédio da Câmara Municipal


A profissão de mototaxista é reconhecida no Brasil, desde à aprovação da Lei Federal nº 12009/2009 no Congresso Nacional. Mas em Caxias, se depender dos "piratas", parece que não haverá a regulamentação definitiva dos serviços da categoria, ou seja a padronização das motos (cor amarela) e placas vermelhas, por exemplo.

Aprovada pelos vereadores, a Lei municipal que regulamenta os serviços de mototáxis no município mais uma vez foi tema de discussão na sessão plenária realizada nesta quarta-feira (13) na Câmara Municipal.  

Desta vez foram os mototaxistas sindicalizados e devidamente cadastrados na STRANS que compareceram à sessão, e, deixaram bem claro, que eles (mototaxistas) não irão aceitar em hipótese alguma a revogação da Lei e do prazo estabelecido para regularização dos motoqueiros irregulares. A regulamentação, sem duvida nenhuma, significa mais segurança aos profissionais e também para toda população caxiense. 

Mototaxistas na porta do prédio da Câmara Municipal 
A presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes, iniciou a sessão agradecendo a presença dos mototaxistas que lotaram a galeria da Câmara e de forma civilizada reivindicavam a manutenção da Lei. "Agradeço imensamente de coração a presença de todos vocês, que educadamente reivindicam pela não alteração do projeto que regulamentou o serviço da categoria em Caxias", disse a chefe do Legislativo.

Em seguida a palavra foi repassada para o vereador Paulo Simão, que preside a Comissão de Transportes da Câmara. O parlamentar falou que os mototaxistas não cadastrados querem o aumento do numero de vagas, do prazo determinado pela Prefeitura para a regularização (30/05) e principalmente a não pintura (de cor amarela) das motocicletas. As palavras do edil não foram bem recebidas pelos profissionais cadastrados que vaiaram o edil, quando este falou que vai levar as reivindicações dos que estão irregular para o prefeito Léo Coutinho resolver a questão.  

Jeronimo Ferreira, relator da Comissão de Transportes da Casa
Ausente da sessão de segunda-feira (11) por motivo de estar viajando, o vereador Jeronimo Ferreira, relator da Comissão de Transportes da Câmara disse que algumas questões da regulamentação dos serviços de mototaxistas no município são relacionadas a Lei Federal. "Somos a favor da Lei aprovada nesta Casa e ela vai ser cumprida. O que diz respeito a Lei federal não podemos fazer nenhuma alteração na Lei municipal, senão estaremos sendo contrários o que estabelece o Conselho Nacional de Transito sobre o serviço de mototaxsita", disse o parlamentar progressista.

A maioria dos vereadores presentes na sessão se pronunciaram favoráveis pela manutenção da Lei que foi aprovada na Câmara, para regulamentação e o bom andamento dos serviços de mototáxis no município. Resta saber como eles (vereadores) irão se comportar diante da pressão dos "piratas" que está marcada para a próxima sessão.

Mas isso é assunto para outra postagem...